Lyme Regis, Dorset, Inglaterra... na rota de Jane Austen...

Anda por aqui mais alguém que faça parte do grupo de admiradoras convictas de Jane Austen, dos seus livros e das suas heroínas?? :-) ... se anda , então, com certeza, vai adorar este post sobre Lyme Regis , a cidadezinha do condado de Dorset, no Sul de Inglaterra . É aqui que se passa uma importante parte da acção do livro Persuasão, um dos mais famosos da escritora inglesa...

Como o verão é época alta na região , os hoteis em Lyme Regis estavam um pouco fora do orçamento. Decidi por isso escolher um " Pub with rooms " tão típico da cultura inglesa que ficava em Uplyme, uma aldeiazinha, na fronteira do condado de Dorset com o de Devon, a cerca de 3km de Lyme Regis, subindo a encosta... 

Os quartos do Talbot Arms ficam numas casinhas na parte de trás do Pub, cada qual com a sua entrada e são bastante acolhedores...

... por indicação da nossa anfitriã, que nos convenceu que a caminhada até Lyme Regis era fácil , deixamos o carro e lá fomos nós floresta a dentro até à cidade... :-)

... lição nº 1 : desconfiar sempre quando um inglês diz que a caminhada é fácil e que o destino é logo ali... ehehe... o conceito de fácil e das distâncias pode variar muito, principalmente quando um povo mede a distância em milhas ( que faz parecer sempre menos ) e tem uma aptidão inata para actividades ao ar livre... mas o percurso é, na verdade, um encanto ! 

Espelho meu, espelho meu , há alguma casinha mais bonita do que eu?? :)



...apesar do céu meio encoberto as casas coloridas alegram o ambiente...



... e como, em Inglaterra, o tempo pode mudar em 5 min eis que, pouco depois de termos chegado a Lyme Regis, as nuvens desapareceram... ao olhar a praia, de pequenas pedras, consigo ver Anne Elliott, o Capitão Wentworth e os outros companheiros de passeio que saíram do livro de Jane Austen para me fazerem companhia... :) 







... num cantinho da praia, perto do pequeno porto, brincam várias crianças...

... como as lojas já estavam fechadas aproveitámos para jantar, num pequeno restaurante Italiano, antes de iniciarmos o caminho de regresso a Uplyme...

... desta vez não pela floresta  mas pelo centro da cidade...

...sempre a subir a encosta... ufa! :)





... o dia seguinte amanheceu cheio de sol e depois do pequeno almoço numa das salinhas fofas do pub voltámos à cidade ( desta vez de carro , que já chegava de caminhadas...) para um último olhar a Lyme Regis... 

... tomar um cafézinho à beira-mar é sempre um ponto alto de qualquer viagem... :)



...o museu da cidade , onde não faltam as referências a Jane Austen...

...o mar salpicado de coloridos barcos à vela...





... e um passeio imperdível á beira-mar , com vistas para a Jurassic Coast de Dorset - East Devon que,  com os seus vários milhões de anos, é Património Mundial da Unesco...



... tenho a certeza que , tal como nós, também Anne Elliott e o seu apaixonado se sentaram aqui para descansar... :)

... igrejas seculares de um lado e vistas de cortar a respiração do outro...





... e o regresso ao centro de Lyme Regis, com os seus edifícios e lojinhas que, acredito, são os mesmos que existiam no tempo de  "Persuasão"... :)






6 comentários:

Unknown disse...

oh meu deus estou verde de inveja!!! sou mega fã da Jane Austen!!!! E andava cheia de curiosidade para ver fotos de Lyme (acabei de ler o Persuasão há umas semanas). Adorava fazer uma viagem dessas.

Margarida disse...

Maria Francisca

Eu sabia que havia por aqui super-mega fãs de Jane Austen como eu!!! :)
Durante esta viagem passei ainda por outros lugares relacionados com ela e com os livros...tenho vários posts para fazer sobre o assunto...:)
E não desista de ir a Lyme Regis...a região é linda e nem é assim tão longe! ;-)
Bjs

Anónimo disse...

Fantástico Margarida!

esse livro é um dos meus preferidos de Jane Austen. A carta final ...( ai, ai suspiro)
Lyme é ainda mais bonito do que eu imaginava. E que dias lindos de sol!

Obrigada por compartilhar conosco.

bjs
Sonia Ramos

Beatriz disse...

Que legal Margarida! Sempre fui fascinada pelo imaginário de Jane Austen... Uma viagem dessas é quase como entrar numa máquina do tempo, não!
Para os ingleses, que sempre foram grandes exploradores, o que são umas poucas milhas.....nadinha, rs rs! Também não tenho essa noção de distância deles, mas creio que com uma paisagem deslumbrante dessas, meus pés mal sentiriam a jornada.
Margarida e suas viagens maravilhosas.... Beijinho querida e bons ventos sempre!!!

Bia
wwww.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida disse...

Sónia

Persuasão também é um dos meus preferidos... quando o li decidi logo que tinha de ir a Lyme... :)
O tempo esteve mesmo fantástico, o que tornou a viagem ainda mais especial... :)

Bjs

Margarida disse...

Bia

Os ingleses sabem, como ninguém, manter tudo como se o tempo não passasse... ainda há pouco li um livro que se passava em Richmond ( uma das aldeias de Londres ) no principio do séc XX... 100 anos depois está lá tudo como vem descrito no livro... :)
Acho que esse é um, dos muitos motivos, porque em amo a Inglaterra...

Beijinhos

AS VIAGENS DE MARGARIDA