ISLÂNDIA... Ring Road... de Höfn a Seydisfjördur...

...de Höfn a Seydisfjördur são pouco mais de 200 km... um percurso junto ao mar, com paisagens incríveis e muito diferentes...

... a estrada 1, pouco depois de Höfn, é verdadeiramente dramática ... montanhas sem vegetação de um lado e do outro o mar batendo contra rochas e areia negra, cor de alcatrão...

...e não se pense que são praias de pedras ou de cascalho... é areia fina mesmo, tal como a das nossas praias...  :-)

...mas em poucos km a paisagem muda radicalmente e passamos a contemplar campos verdes salpicados de ovelhinhas...  :-)

...intercalados de imagens da lua... :-)

...ainda na estrada 1, chegámos a Djúpivogur , uma terrinha fofíssima que logo nos dá as boas-vindas com um canteiro de flores...

...mini casinhas no jardim de uma casa da vila... pelo tamanho seriam a morada de pequenos duendes com certeza... :-)

...pausa para um cafézinho no Hotel Framtid que era super acolhedor...

...e para umas fotos da cidadezinha de cerca de 350 habitantes...

...continuação da viagem, contornando os fiordes, agora nas estradas, 96 e 92 até Egilsstadir onde encontramos novamente a Ring Road...

... chegando a Egilsstadir , uma das maiores cidades da região ( mais de 2000 habitantes! tanta gente!!! )... em vez de seguirmos a estrada 1 para o interior da ilha subimos a montanha pela estrada 93. A vista é incrível com a cidade no vale e o fiorde entre as montanhas com neve, mesmo em Agosto. São 27 os km que separam Egilsstadir de Seydisfjördur e é um percurso verdadeiramente imperdível para quem for á Islândia...

... lagos, de um azul profundo, no topo da montanha...

...e na descida , agora do outro lado, a vista inesquecível da chegada a Seydisfjördur...

...que de tão linda que é foi cenário para um filme que vi há pouco tempo no cinema e recomendo! Grande parte de "A vida secreta de Walter Mitty " é passada na Islândia e tem imagens fabulosas da ilha e em especial desta cidade encantadora e do hotel onde ficámos... :-)

...esta imagem do restaurante do Hotel Aldan aparece no filme em grande plano... nem é preciso dizer que fiquei super orgulhosa...hehe... afinal, eu e maridão, eramos com certeza, os únicos na sala que já tinham estado ali... :-) ...  de todas as pessoas que viram o filme aqui em Portugal será que mais alguém já visitou Seydisfjördur e ficou no Hotel Aldan??... ehehe

...bom, mas na verdade a minha decisão de visitar a cidade e a descoberta do Hotel Aldan ficou a dever-se á querida Angela do Blog " Joaninha Bacana " que eu sigo há muito tempo. Ela fez uns posts sensacionais da sua viagem á Islândia e foi a minha fonte de inspiração....

... O Hotel Aldan foi o meu preferido de toda a viagem e Seydisfjördur um dos lugares que recordo com mais carinho...

... a cidade é rodeada de montanhas de um lado e mar do outro. Tem uma única estrada de acesso e por isso para sair de lá só percorrendo os 27 km que a ligam a Egilsstadir ou de navio. É aqui que chega uma vez por semana o ferry que parte da Dinamarca e que passa também nas Ilhas Faroe...

... há vezes dou por mim a pensar como será viver aqui no Inverno. A única estrada de acesso é uma estrada de montanha por isso suponho que fique cortada em épocas de maiores nevões... aliás pensei muito no isolamento de algumas localidades onde estive na Islândia. Acho realmente que os Islandeses têm que ser um povo muito especial e muito forte para superar as adversidades do clima e da natureza tão agreste do seu país...

... é com certeza para alegrar os dias que todas as casinhas são tão coloridas...

...cada uma mais encantadora do que outra...

...apesar de ser uma cidade pequena é muito conhecida pelos seus lindos edifícios de madeira, alguns do séc XIX. Teve também uma importância estratégica para as tropas Britânicas e Americanas durante a Segunda Guerra Mundial... Apesar de pequena ( 668 habitantes ) tem biblioteca, posto de correios, hospital , piscina, hoteis, restaurantes, supermercados e até um parque de campismo. :-)... e como se não bastasse acolhe todos os anos em Julho um famoso festival de artes...

...para terminar o dia em beleza, jantarinho no restaurante de Hotel Aldan , acompanhado de uma deliciosa Pure Icelandic Sparkling Water...

...e, para variar do nosso bacalhau tradicional, escolhi bacalhau fresco que muito raramente se come aqui Portugal... estava divino! :-)

Claudia Liechavicius disse...

Margarida,

O outro post sobre a Islândia já tinha me deixado encantada. Agora fiquei ainda com mais vontade de conhecer. As paisagens são bucólicas e de sonhos. No inverno, deve ser bem friozinho. Qual a melhor época para se ver a aurora boreal?

Beijo

Claudia

Para ver a Aurora Boreal só no Inverno! :-) ... no verão é o sol da meia-noite...

Mas não pense que a Islândia é assim tão fria...como é uma ilha o clima é mais temperado do que por exemplo nos países da Europa Central... nunca ficam valores muito negativos no inverno...o norte da Alemanha,a Bélgica,Polónia, já para não falar da Russia são países muito mais gélidos...
O maior frio que eu passei até hoje numa viagem foi em Lille, no norte de França, em Fevereiro... até para mim foi demais...hehe

Beijos

Beatriz disse...

Parece uma terra encantada a Islândia....Tudo tão harmoniosamente colocado no lugar, incrível!!!
E você, Margarida, conta tudo de um jeito que dá vontade até de morar lá!

Beijinhos e até a próxima viagem!

Bia

Margarida disse...

Para vc que gosta tanto da natureza uma viagem á Islândia é altamente recomendada... :-)

Sabe que eu fiquei mesmo com vontade de morar lá...rsrs... e a Islândia está sempre no Top 10 de todas as listas dos lugares com melhor qualidade de vida do mundo...

Beijinhos

Camila Navarro disse...

Margarida, na semana passada fomos comemorar o aniversário do Eduardo em um restaurante português. Queríamos matar um pouco da saudade de Portugal, é claro! E meu sogro não sabia que Portugal importava a maior parte do bacalhau que consome, achava que era um peixe que se pescava aí. A conversa continuou e ficamos pensando que nunca tínhamos visto bacalhau fresco... E agora você fala dele aqui! :)

Beijos!

Camila

O nosso bacalhau vem todo do Mar do Norte principalmente da Noruega e da Islândia ! :-) É um peixe de águas frias por isso não existe na nossa costa.
O que se passa é que aqui nós secamos e salgamos o bacalhau antes de o consumir. A nossa culinária tradicional só utiliza o bacalhau assim preparado o que , acho eu, não acontece em nenhum outro país.
Nos países onde realmente se pesca o bacalhau consomem o peixe fresco ou então importam-no de cá... :-)
Na verdade eu nunca tinha provado bacalhau fresco...rsrs... precisei de ir á Islândia para experimentar... :-) e posso comfirmar que é muito bom também!

Beijos!

Roadrunner disse...

Deliciei-me com as fotos. É realmente um país com uma natureza sublime, apesar dos nomes impronunciáveis dos lugares... :p

Saudações!

Roadrunner

Os nomes dos lugares são mesmo impronunciáveis e difíceis de escrever também... eheh... quando faço os posts tenho sempre de confirmar no final se estão bem escritos... :)

A natureza na Islândia não deixa ninguém indiferente...

Abraço

solcarina disse...

Joyeuses Pâques ...) mon ami. Envoi beaucoup de joie et d'amour pour vous et les vôtres.

Merci!
Pour vous aussi! :-)

Liliana disse...

Olá Margarida,
Estou a pensar para o próximo ano ir à Islândia. Uma vez que já lá estiveste, aproveito para te perguntar porque fizeste a parte sul do Ring Road e não a parte norte? Vi que The Golden Circle é passagem obrigatória. Já agora quantos dias demoraste na Islândia?
Obrigada.
Cumprimentos,
Liliana

Olá Liliana

Eu fiz o Ring Road todo! O que aconteceu é que ainda não tive tempo de colocar os posts no Blog... Com entretanto fiz outras viagens e posts sobre outros lugares ainda não consegui acabar a Islândia.
Fiquei 10 dias por lá, 2 noites em Reykjavik e 8 no resto da ilha ao longo da Estrada 1.
Muita gente fala só na região do Golden Circle, porque é onde fica a capital e a Lagoa Azul.Muitos turistas ficam apenas 4 ou 5 dias e fazem passeios apenas naquela zona... Na verdade a Islãndia é muito mais do que o Golden Circle...que aliás nem é,para mim, a parte mais bonita...
Deixei a Lagoa Azul para o último dia pois fica perto do aeroporto e adorei...é uma experiência única!

Anónimo disse...

ola!
Que blog delicioso! obrigada pela partilha!
somos 2 adultos e 2 crianças de 5 anos e estamos a pensar ir a islandia em junho de 2016 durante 10dias e alugar uma campervan. tem algumas dicas? Obrigada!

Olá

Obrigada pela visita!

A minha viagem de 12 dias na Islândia ( 2 em Reykjavik e 10 a fazer a Ring Road) está toda descrita aqui no Blog.
Há um post por cada dia de viagem... se os ler todos fica com uma boa ideia do que poderão fazer.
A única dica que eu posso dar é que , na minha opinião, não é uma viagem muito apropriada para fazer com duas crianças de 5 anos... :) lamento desiludir mas é o que eu penso... :)
A Islândia é linda mas o acesso aos lugares mais espectaculares exige caminhadas com um certo grau de dificuldade...