THE GOLDEN CIRCLE, Islândia... começando a Ring Road... de Reykjavik a Selfoss...

...O Golden Circle é uma rota turística no Sul da Islândia , com cerca de 300 km, que é possível fazer, num só dia, partindo de Reykjavik. Para muitos que optam por ficar apenas na capital é um passeio obrigatório, pois é nesta região que estão algumas das mais famosas atrações do país como o Parque Nacional Pingvellir, as cataratas Gullfoss e a região geo-termal de Haukadalur com os seus geysers , Geysir e Strokkur...

... alugámos o carro na Sixt ( de longe a que tinha melhor preço online) mas escolhemos ir buscá-lo na estação da cidade  apenas no dia em que deixámos Reykjavik, ao contrário de muita gente que apanha logo o carro no aeroporto á chegada. Vantagens : poupar dois dias de aluguer ( o que na Islândia é um valor a ter em conta) e não ter a preocupação de guardar / estacionar um carro numa cidade onde ele não iria ser preciso... Além de tudo a Sixt tem um serviço de pick-up gratuito e foi-nos buscar ao hotel á hora marcada...o carro era novinho e super- confortável... perfeito!

...depois de, na véspera, ter estado um dia de sol fantástico em Reykjavik o tempo na manhã do dia 1 da volta á ilha não poderia estar pior... foi, aliás, o pior dos nossos 10 dias de estadia na Islândia...

...a estrada 36 levou-nos ao Pingvellir National Park mas o frio, chuva, um vento terrível e a falta de calças impermeáveis ( pessoal do sul, habituado ao calor dá nisto...eheh) , impediu-nos de explorar a área convenientemente... ficámos com imensa pena, pois é uma zona de grande importância histórica, cultural e geológica, classificada Património Mundial pela Unesco. Era aqui que se reunia o parlamento da Islândia desde 930, ano em que foi estabelecido, até 1798...

...continuando pela estrada 365 e 37 chegámos a outro dos cartões postais da Islândia, os geysers Geysir e Strokkur , no vale de Haukadalur...

...a erupção do Strokkur cada 4-8 min leva a água fervente a cerca 15-20 m de altura , atingindo os 40 m algumas vezes...

... pensa-se que o Geysir está activo desde há mais de 10 mil anos... também gostei do calorzinho que se fazia sentir na zona de geysers... sempre deu para aquecer as pernas um bocadinho...  :-)

...continuando na estrada 35 chegámos a Gullfoss , as mais famosas cataratas de Islândia... um trilho de madeira leva-nos até a um miradouro e daí pode continuar-se até bem perto das cataratas...

...uns noivos Islandeses que, habituados ao frio, escolheram este belo cenário para um passeio... brrrrr...até eu, que gosto de temperaturas baixas, achei um pouco demais... eheh

...o enorme caudal e a queda de água de mais de 30 m são realmente espectaculares...

...mas uma vez as calças impermeáveis a fazerem falta... na próxima viagem á Islândia vai ser a primeira coisa a pôr na mala... :-)

...e já na estrada 30 para Selfoss cavalinhos Islandeses... lindos, meigos e bem comportados para a foto... :-)

...a estrada 30 termina na estrada 1, que liga Reykjavik a Vik, uns km antes Selfoss. Escolhi esta cidadezinha para ficar porque achei que era o lugar certo para continuar no dia seguinte na Ring Road para Vik...

...é uma cidade com cerca de 6500 habitantes ( o que não é pouco considerando outros lugares onde ficámos depois...) e é a maior área residencial do Sul da Islândia, centro de comércio e pequenas indústrias...

... jantámos no Kaffi Krus um restaurante muito fofo, super-acolhedor e com óptima comidinha...

... a Pure Icelandic sparkling water , companhia em todas as refeições na Islândia... :-)

...a comidinha deliciosa e sempre bem apresentada, como em todos os restaurantes onde fomos durante a viagem...

...e a escolha para um merecido descanso antes de entrarmos definitivamente na Ring Road, no dia seguinte. Apesar de a Islândia ter sido o país europeu onde o turismo mais cresceu, no ano passado, a oferta hoteleira continua a não ser muita. Fora de Reykjavik ou se fica num hotel das cadeias Islandesas Edda e Icelandair e se corre o risco de ter que aturar grupos dos tours organizados de 50 pessoas cada um ( o que muito me enerva...) ou a opção de hoteis pequenos, com preços razoáveis e condições básicas ( como uma casa de banho privativa, por exemplo...) requer semanas de pesquisa... a Lambastadir Guesthouse foi a escolha possível nesta zona ( fica a cerca de 5 km de Selfoss, na estrada 1 no sentido Vik... reservei na Booking.com  e era muito razoável. Simples mas muito limpa e com um bom pequeno almoço...

...e a mensagem certa, na parede da sala do pequeno almoço na manhã seguinte, para quem se propõe a fazer mais de 2000 km num país tão remoto como a Islândia...