ISTAMBUL... Os Bazares e outras compras...

Apesar de eu gostar de fazer compras nas viagens não sou uma compradora compulsiva. Em parte pelo limite de peso nas bagagens ( viajo quase sempre apenas com malas de mão) e por outro lado porque não acho que se justifique comprar coisas que muitas vezes também aqui tenho á porta de casa. Por isso as minhas compras de viagem ( excepto nas idas a Londres...eheh ) são quase exclusivamente de produtos típicos do país que visito e quase sempre artesanato e comidinha... o problema é que no caso de Istambul a quantidade e variedade deste tipo de artigos é de perder a cabeça...  :-)
...logo na noite em que chegámos, num primeiro reconhecimento do bairro do hotel, deparámos com lojas de alto nível... tanto nos artigos como nos preços  ;-) ... lindíssimos tapetes e cerâmicas logo me fizeram suspirar por um orçamento de viagem mais abastado e por umas malas maiores... ;-)

...na manhã seguinte resolvemos começar o passeio por uma visita ao famoso Grand Bazaar... no caminho várias lojas de "Delícias Turcas"... comidinha boa não falta na Turquia...

...já perto de uma das entradas do Grand Bazaar ouvimos alguém dizer na língua de Camões : "não querem entrar? a minha esposa é Portuguesa "... quando nos virámos na direcção da voz reparámos numa bandeira portuguesa ao lado de uma bandeira turca na entrada de uma lojinha fofa... foi assim que conhecemos o Hasan e a Sílvia , o simpático casal Turco/ Português dono da Kaisareia Handicrafts...

...a loja é um encanto tanto por fora como por dentro, com artigos de qualidade , cerâmicas, joias artesanais e inúmeras peças lindas, típicas das várias regiões da Turquia... para além de ter feito dois amigos ainda tive a vantagem de poder fazer todas as minhas compras falando em Português, sem ter que regatear ( que eu detesto!) e de saber que trouxe para casa produtos originais pelo preço justo... não podia ser melhor! 



...os queridos Sílvia e Hasan e eu e o Francisco, no interior da Kaisareia Handicrafts, rodeados de lindas peças de artesanato Turco...

... uma das entradas do famoso Grand Bazaar, estabelecido na cidade  no séc XV... um enorme labirinto de ruas com centenas de lojas...

...como sempre ouvi dizer que comprar no Grand Bazaar era sinónimo de um regateio sem fim já ia preparada para NÃO fazer compras lá... e foi o que aconteceu mesmo! Devo ser das únicas turistas do mundo que foram a Istambul e não compraram nada no Grand Bazaar... hehe... tomámos apenas um cafézinho , tirámos fotos e saímos para a rua...





... o Grand Bazaar, situa-se no bairro de Eminönü e é provavelmente o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo... tem mais de 60 ruas cobertas e é frequentado diáriamente por milhares de pessoas...

...placas de sinalização para orientar os visitantes e frequentadores do Bazaar...



...uma enorme quantidade e variedade de artigos apelam ao consumo, mas para dizer a verdade eu não me senti particularmente tentada a fazer compras no Grand Bazaar... 

... O Spice Bazar, muito mais pequeno, com as suas bancas de chás, especiarias e frutos secos agradou-me muito mais...













...estes figos turcos com dentes estavam a rir-se para a foto... eheh...







...mas o meu Bazar preferido foi mesmo o Arasta Bazaar , mesmo ao lado da Mesquita Azul e bem perto do nosso hotel...

... é curioso porque nas minhas pesquisas sobre Istambul não tinha lido nenhuma referência a este Bazaar... é provavelmente menos popular porque o tipo de lojas é bem diferente. As lojas são mais requintadas, com artigos de muito maior qualidade do que no Grand Bazaar... os preços acompanham o aumento de qualidade dos produtos... ;-) ... 

... ao contrário dos outros dois este não é coberto...



..também ao contrário do que me aconteceu no Grand Bazaar aqui tive muita vontade de fazer umas comprinhas... eheh... valeu-me o facto de não ter espaço nas malas e de alguns preços serem mesmo desanimadores... apesar disso trouxe na bagagem um pacote bem grande de chá de maçã e um outro mais pequeno de um delicioso chá de romã... :-) ... 



...para quem queira fazer outras compras para além dos produtos típicos do país, Istambul tem também muitas lojas de marcas internacionais... a principal zona comercial fica no bairro de Beyoglu...

...na rua Istiklal Cardesi que parte de Taksim Square...



10 comentários:

Beatriz disse...

Ah, Margarida.....Essas suas viagens me deixam louca para descobrir novos caminhos! Acabo de chegar de sua linda terra, Portugal, e confesso: voltei perdidamente apaixonada! Quero lá voltar muitas e muitas vezes!!! Aliás, o verão na península ibérica não deixa nada a dever ao nosso verão escaldante daqui!

Beijinhos querida!

Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida Nobre disse...

Bia!

Que bom que vc gostou de Portugal!!!Claro que tem que voltar mais vezes,mas na próxima viagem vai ter que incluir Coimbra no roteiro.
Sabia que a nossa universidade acabou de ser classificada Património Mundial da Unesco??

eheh...o nosso verão é bem tórrido mesmo! E Espanha ainda é mais quente do que Portugal.Apesar de estarmos habituados ao calor alguns dias , este verão, foram quentes demais...

Beijinhos

aldema ( www.correndomundo.blogspot.com ) disse...

Fantásticas as fotos e as informações, bem precisas.
Também gosto muito de Portugal.Há pouco, estive uma semana na Ilha da Madeira,que faltava conhecer.
Bom domingo,

Margarida Nobre disse...

Olá Aldema

A Madeira é linda!! Já foi aos Açores?? São ilhas bastante menos turísticas do que a Madeira mas de uma beleza deslumbrante...

Bom domingo também! Bjs

Camila Navarro disse...

Margarida, eu também tenho verdadeiro pavor de pechinchar nas compras, como dizemos por aqui. Acho que vou passar pelo Grand Bazaar apenas para tirar fotos, como você. Ainda bem, já que minha pequena bagagem não comporta muitas compras. ;)

Margarida Nobre disse...

Camila

Mesmo que eu volte a Istambul duvido que faça compras no Grand Bazaar:)...não aguento "pechinchar"...hehe...é uma questão de irritação mesmo...e há muitas outras opções mais agradáveis ;-)

Beijos

Claudia Liechavicius disse...

Turquia! Que maravilha. Está na minha listinha. Espero que em breve!

Adorei suas fotos.

Bj

Margarida Nobre disse...

Claudia

Tenho a certeza que vc vai gostar da Turquia!! Istambul é,definitivamente, uma cidade imperdível...
Para mim é o limite do "exótico"...eheh...mas adorei!

Beijos!
Ps:Estou de partida para outro destino que vc ainda não conhece...:-)

Miriam de Sales Oliveira disse...

Margarida,que blog maravilhoso.Aterrissei aqui,vinda através do Urano e,como adoro viajar,fiquei deslumbrada.Já,já virarei seguidora e quero sempre voltar e fazer contato contigo.
Abraços

Margarida Nobre disse...

Miriam

Obrigado!!
Fico muito contente que tenha gostado do Blog e ainda mais por saber que vai continuar a visitá-lo!
Claro que vamos manter contacto.Viajar é também fazer novos amigos...
Abraços

AS VIAGENS DE MARGARIDA