TOURNAI...a mais antiga cidade dos Belgas...

Tournai fica situada a cerca de 85 km de Bruxelas, na região da Wallonia. É a mais antiga cidade da Bélgica e desempenhou, ao longo dos séculos, um importante papel na história cultural do país. No séc I d.c. Tournai era já um importante centro administrativo e militar do Império Romano, por se situar na rota traçada entre as cidades de Colónia e de Boulogne, em França. Com o declínio do Império Romano foi sendo conquistada por várias tribos até que, a partir do séc XI, passou a liderar o desenvolvimento do Norte da Europa sendo, na época, o maior centro comercial e religioso da Flandres. Numerosos comerciantes e peregrinos visitavam a cidade e durante o séc XV começou também a ser o maior centro produtor das famosas tapeçarias Flamengas. Em 1513, Henrique VIII de Inglaterra conquistou Tournai mas, no séc XVI, passou a fazer parte da Holanda. A cidade passou a partir de então a sofrer com as guerras entre Católicos e Protestantes e chegou mesmo a ser ocupada por Louis XIV de França. Em 1713, após a assinatura do tratado de paz de Utrecht, a região da actual Bélgica, incluindo Tournai, foi dada aos Habsburgs da Aústria! Durante a Revoluçao Francesa, a cidade perdeu muito da sua herança cultural mas, em 1830, com a proclamação da independência do Reino da Bélgica, Tournai passou a fazer parte deste novo país.
No séc XX, no entanto, foi ainda gravemente destruída pelos bombardeamentos Nazis em Maio de 1940.Cuidadosamente reconstruída, Tournai, recuperou o seu lugar como uma das mais historicamente importantes cidades dos Belgas...

La Cathédrale Notre-Dame de Tournai... foi construída na primeira metade do séc XII e é de estilo Românico e Gótico. Distingue-se pela sua nave central românica de dimensões extraordinárias e pelas fantásticas torres dos sinos que dominam a Grand-Place e que são visíveis a grande distância. Nós fizemos a viagem de comboio entre Lille e Tournai e muito antes de chegármos já viamos ao longe as torres da Catedral!


A Catedral de Notre-Dame de Tournai é Património Mundial da Unesco desde 2000...

Infelizmente não nos foi possivel tirar fotos do interior da Catedral porque tanto a nave Românica como o famoso Coro de estilo Gótico se encontravam em restauro...
A Câmara Municipal de Tournai na Grand-Place...

A Grand-Place com a "Beffroi" de Tournai ao fundo...

O "Beffroi" de Tournai ( Torre do Sino) é o mais antigo da Bélgica. Foi o rei de França, Philippe August, que autorizou a sua construção em 1188. Em conjunto com mais 55 Belfries existentes no Norte de França e na Belgica, foram reconhecidas como Património Mundial pela Unesco, devido ao papel que a sua construção desempenhou na independência da Flandres e das regiões vizinhas dos regimes feudais e de influência religiosa... tem 44 sinos que podem ser ouvidos em qualquer parte da cidade!



Os lindos edifícios tipicos das cidades Belgas...



O Hotel D`Alcantara... duas casas do Séc VII e VIII que pertenceram a um Nobre Espanhol!Adoro estes hoteizinhos charmosos da velha Europa...hehe

17 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Margarida.
Eu adoro a Bélgica. Estive lá no início do mês. Visitei Gent e Bruges dessa vez. É um país muito interessante do ponto de vista político. E, tem arquitetura é graciosa.
Gostei muito do hotel que você sugere no final. Essa cidade eu ainda não conheço, mas acho que devo incluir numa próxima passada pelo país.
Obrigada pelo post.
Beijo
Claudia

Anónimo disse...

Não conhecia esta cidade Belga, mas com a sua descrição e imagens fiquei cheia de vontade de a visitar.

Qualquer cidade tem os seus encantos, e por certo encontrou muitos dos encantos desta a ponto de deixar quem lê o seu post com uma súbita vontade vontade de visitar uma cidade até então completamente estranha.

Muito obrigada por compartilhar connosco esta sua visita.

P.P.R. disse...

Que Pérola é este Post!!
Tournai foi o centro do mundo e agora não mais do que uma pequena cidade dos Belgas carregada de história!1
Embora um pouco ausente fui sempre acompanhando a Margarida e seus post!
à este não consegui resistir e colocar um comentário...abonatório como sempre!

Margarida disse...

Claudia

Eu tb gosto muito da Bélgica!Tournai é muito diferente de Gent e Bruges...não tem canais ( tem rio) e é muito menos turistica,mas só nesta cidade estão logos dois dos monumentos classificados pela Unesco como Património Mundial...e na Bélgica não são muitos!
Vale a visita!
O hotelzinho é realmente engraçado,simples mas charmoso...
Bjo

Margarida disse...

Turistaocasional

Eu gosto particularmente de visitar cidades que são estranhas para a maioria das pessoas,mesmo as que viajam bastante!
São geralmente locais em que os encantos não estão tanto á vista como nas cidades mais conhecidas...o prazer das viagens é muitas vezes descobrir para além do óbvio...

Margarida disse...

P.P.R.

Já tinha sentido a sua falta!!!...mas pelo que vejo continua a visitar-me!Ainda bem...
Eu como sou fascinada pela história,encanta-me sempre conhecer antigos "centros do mundo"...Tournai foi mesmo uma inesperada descoberta...
um abraço

FalaTurista disse...

Praticamente uma aula! hehe Belo post e belas fotos!

Angela disse...

Olá Margarida, vim conhecer seu blog, puxa ele é lindo!!! Adoro viajar também, ou melhor, sou maluca por viagens, eu e minha família sempre estamos conhecendo uma cidadezinha por este mundao!!! Já estou te seguindo. Parabéns! Beijos e um ótimo dia.

Margarida disse...

Angela

Obrigado!
Viajar é fantástico mesmo...e há tantos lugares lindos por aí!!
Já fui ver o seu Blog e gostei muito também!Vai ser super útil para mim que gosto imenso da Alemanha.Agora sempre que programar uma viagem para lá vou primeiro conferir as suas dicas!
Beijos

Carol Wieser disse...

Margarida!

Como sempre, além de belíssimos, seus posts são uma aula de história plena. Acho que quando se está na Europa, a gente fica mais atento a todos os fatos históricos pois em todo canto eles estão presentes!
Quando for, vou contratar você para ser nossa guia oficial ;)

Beijos

Roadrunner disse...

Passei por Tournai de comboio, sem no entanto parar. Pela amostra das fotografias e as suas descrições estou arrependido. Um lugar a visitar e a ver com olhos de ver, sem dúvidas.

Saudações do Roadrunner!

Margarida disse...

Carol

Eu acho que a história da Europa é fascinante,não só para os próprios Europeus mas para qualquer cidadão do mundo!
Vou adorar ser sua guia oficial quando vc finalmente se resolver a atravessar o Atlântico...hehe

Bjs

Margarida disse...

Roadrunner

Eu descobri Tournai por acaso quando pesquisava lugares de interesse na região próxima de Lille!
Não acredito que faça parte do roteiro da maior parte das pessoas que visita a Bélgica...por isso mesmo é ainda mais atraente!

Abraços

Thay disse...

Fico encantada com os monumentos de estilo gótico. Ainda não pude ver um de perto.
Abs,
Thay

Barbara disse...

Parece muito interessante Tournai :)
Adoro os edificios também :)

Margarida disse...

Olá Thay

Monumentos góticos é o que não falta aqui na Europa!
Em Portugal temos exemplos lindos desse estilo de arquitectura!
Abraços

Margarida disse...

Barbara

Os edifícios da maior parte das cidades Belgas são encantadores!
É um país pequeno mas muito bonito...

AS VIAGENS DE MARGARIDA