HONFLEUR...L’inspiration des impressionnistes

A primeira referência escrita a Honfleur data de 1027. Localizada no estuário do Sena,um dos principais rios de França, foi um grande porto de defesa no séc. XV e é uma das mais belas cidades da Normandia. O seu encantador e pitoresco porto antigo, Le Vieux Bassin, caracterizado pelas suas casas revestidas de placas de ardósia, foi pintado inúmeras vezes por vários artistas, dando origem á Escola de Honfleur que contribuiu decisivamente para o aparecimento do movimento Impressionista. No séc. XIX tornou-se centro da actividade artística e local de reunião para pintores como Courbet, Sisley, Pissarro, Renoir, Cézanne, Monet e Eugène Boudin, que aqui nasceu em 1824. O encanto deste lugar continua, ainda hoje, a atrair muitos pintores contemporâneos que expõem os seus trabalhos nas dezenas de Galerias de Arte que podemos encontrar por toda a cidade. Ao colorido dos quadros nas montras das galerias, junta-se o dos arranjos de flores nas varandas das casinhas com riscas, típicas da arquitectura Normanda. Honfleur é na verdade um lugar único em França e na Europa...para mim ficou definitivamente a fazer parte da listinha dos lugares especiais...
Atelier d`Art...um dos muitos em Honfleur...





Uma das muitas casinhas floridas com fachadas riscadas...






Uma das principais ruas comerciais da cidade...para além das Galerias de Arte, muitas lojas de artesanato regional de madeira e cerâmica. Lojinhas de doces e compotas tradicionais também não faltam...huummm!

Museu Eugène Boudin...expõe muitos trabalhos do próprio artista e também de outros pintores que mostram a atracção e o fascínio que a costa da Normandia e o estuário do sena despertavam.

Igreja de Sainte-Catherine...foi construída unicamente em madeira por carpinteiros navais no séc.XV e é a maior igreja completamente de madeira existente em França.

Mercado de alimentação na praça em frente á igreja e que se realiza todos os sábados de manhã. O sino da igreja de Sainte-Catherine que se vê na foto está, curiosamente, separado do edifício principal!

Les Maisons de Lea...o nosso hotel,com uma localização imbatível mesmo em frente á Igreja e a dois minutos a pé do porto!


Le Vieux Bassin...com as suas casas de fachadas estreitas revestidas em ardósia...






Le Vieux Bassin encore une fois...e a recordação de tomar um cafézinho numa manhã de sol numa das suas inúmeras esplanadas vendo o movimento dos barquinhos entrando e saindo do porto...e de jantar num dos restaurantes "très chic" com o cais todo iluminado...et voilá!...nous y retournerons un jour!

9 comentários:

Margarida disse...

Este post é mais uma contribuição para o aumento das listinhas já longas das minhas amigas Carol e Luisa...hehehe

Bjs para as duas

Anónimo disse...

Querida Margarida!!

Mais uma cidade de charme!!Totalmente encantadora. Não sei com o que fiquei mais entusiasmada, se foi com a importância das galerias de arte ou com a possibilidade de jantar à beira do Cais. Hummm... Realmente, mais um lugar pra minha "pequena" wishlist.

Beijos

Anónimo disse...

Margarida, vc é muito cruel! Isso nao se faz, sabia??

Pra se redimir, que tal me pagar um café na Praça da Republica, no Avenida ou até mesmo no Dolce Vita? Como sou boazinha, permito que vc escolha o lugar, mas sò dessa vez! E vc tem até novembro (quando pretendo ir a Coimbra) pra decidir! :)

Bjs

Margarida disse...

Carol

Então a lista ainda é "pequena" é??é??é??
Então aguarde...hehe

Beijos

Margarida disse...

E compre um caderninho bem gordo...ou dois...hehe

Beijinhos

Margarida disse...

Luisa

Não preciso do prazo até Novembro para decidir o lugar...qualquer um está optimo...
Ficou aguardando ansiosa a oportunidade de pagar um café,para me desculpar por ser tão má...sempre engordando as wishlist das amigas...hehehe...
Mas a verdade é que também já aumentou muito a minha,por isso em troca também quero um café em Milão...vou pensar na escolha do local...hehehe

Bjs
PS:Luisa pode escrever para o meu email para podermos combinar o dia e hora do cafezinho!

Anónimo disse...

Vou confessar um segredo... Dessa vez a minha listinha nao aumenta... Honfleur jà fazia parte dela... Mas vou ter que alterar a ordem das prioridades! Que vontade que deu!

Quer dizer que vc tb esta pensando em vir pra Milao? Te mando um email agorinha mesmo pra gente combinar esses dois cafes! :)

Bjs

Anónimo disse...

Hahaha, eu uso a palavra "pequena" no sentido pejorativo!! A minha lista está explodindo de lugares europeus... dificil depois é colocar tudo em ordem e saber por onde começar...

Mas pode deixar, que do jeito que seus posts andam, vou ter que comprar no mínimo uns 10 caderninhos e bem gordinhos por sinal.

Beijosssssss

Margarida disse...

Luisa

Não posso crer que Honfleur já fazia parte da sua lista!!!Esqueci-me que é uma verdadeira Globetrotter...hehe

Decididamente temos imensos gostos em comum...

Bjs
PS:acabei agora de responder ao email sobre o assunto "cafés"...

AS VIAGENS DE MARGARIDA