A rainha das capitais bálticas... RIGA, Letónia... a Old Town...

Meus queridos leitores, eu sei que estou em falta convosco...  :-) ...desde Junho que não tenho aparecido mas o tempo é muito pouco... entre a viagem às inesquecíveis Ilhas Faroe, ao magnífico Canadá e as várias idas a Londres não tem sobrado muito tempo para os posts, aqui no Blog... ehehe... Por isso para estarem sempre actualizados deixem o vosso like lá na página das " Viagens de Margarida " ,no facebook, que está sempre mais ou menos em dia... é que no intervalo das idas e vindas ainda tenho que trabalhar... o mundo real é muito aborrecido, mas tem que se aguentar...  ;-) 

... na continuação do post anterior, sobre os magníficos jardins e edifícios Art Nouveau da capital da Letónia ficam agora algumas fotos da lindíssima Cidade Antiga de Riga. Como já tinha falado anteriormente viajámos entre as capitais bálticas de autocarro, na companhia Lux Express, que recomendo muito. Tentei por isso que os hoteis onde ficámos fossem todos a curta distância, a pé, da estação central de autocarros. No caso de Riga fica mesmo ao lado da estação de comboios onde também há um mercado muito animado. O Wellton Centrum Hotel ( ver aqui ) cumpria todos os critérios e ficava já na Old Town e foi , por isso, o escolhido.

 ... a Old Town de Riga é Património Mundial da Unesco desde 1997 e é realmente encantadora. Bastante maior do que a " Old Town" das capitais vizinhas ( Tallinn e Vilnius)  tem uma mistura de edifícios medievais e de outros mais recentes, um grande número de igrejas e palácios, ruas repletas de lojas, restaurantes, esplanadas e uma animação única... adorei! :)





 ... Riga é a maior cidade dos Países Bálticos, com quase 700 mil habitantes...

 ... dos limites da Old Town têm-se uma bonita vista para a zona mais moderna do outro lado do rio...



 ... lindas praças, com edifícios coloridos e jardins bem cuidados...





 ... a Old Town é plana e vedada ao transito automóvel o que quer dizer que é um paraíso para passear a pé...















 " The Three Brothers " , Os Três Irmãos são os edifícios medievais mais antigos de Riga. Diz a lenda que assim se chamam por terem sido construídos por três homens da mesma família... O irmão mais velho e o primeiro a ser construído em 1490 é o edifício branco à direita... depois foi construído o irmão do meio em 1646 e finalmente o mais novo, o verde mais magrinho, no séc VII...  :-)

 ... a cidade de Riga foi fundada em 1201...





 ...a praça da Câmara Municipal  e da sede do governo é maravilhosa...



 ... é linda de dia...



 ...e é mágica ao anoitecer...

... os Países Bálticos além de serem encantadores têm um nível de vida muito acessível, o que permite ficar bem alojado e comer em bons restaurantes com custos muito razoáveis... digam lá que este pratinho não tem um aspecto divino... ehehe

6 comentários:

AnaP. disse...

Margarida, fantástico post. Adorei conhecer este novos lugares e como sempre os seus artigos deixam sempre uma vontade louca de fazer as malas e "ala que se faz tarde". :-)

Margarida disse...

Ana Paula, obrigada! :-)
Acho mesmo que deve colocar os Países Bálticos na sua listinha... tenho a certeza de que ia adorar... :-)
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Margarida

Realmente já estava a estranhar a ausência... ( eh, eh)
Que fotos maravilhosas, Riga já estava na lista e agora estou ansiosa para conhecer

beijinhos
Sonia

Margarida disse...

Olá Sónia

Fico contente por saber que alguém notou a minha ausência...ehehe

Sim, tenho a certeza de que vai gostar muito de Riga... é linda! :-) ... mas as outras duas ( Tallinn e Vilnius ) também são encantadoras... :-)

Beijinhos

Beatriz disse...

Margarida, sempre por lugares lindos e cheios de surpresas agradáveis!
Letônia - nunca pensei neste lugar como destino - mas sempre há tempo de mudar de ideia...

Beijinhos Margarida e bons ventos sempre!!!

Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida disse...

Olá Bia

Pode colocar os Países Bálticos na listinha porque acho que vc ia adorar... São muito bonitos e não demasiado turísticos o que faz com que sejam ainda mais encantadores... :)

Beijinhos e bom fim de semana :)

AS VIAGENS DE MARGARIDA