YORK , Inglaterra...

York é uma cidade encantadora no norte de Inglaterra , mais ou menos a meio do caminho entre Londres e Edimburgo. É possível fazer um passeio de ida e volta a partir de Londres,  mas o ideal é ficar lá  pelo menos uma noite. Da estação de Kings Cross partem muitos comboios por dia e o percurso é de cerca de 2h. Os mesmos comboios continuam depois para Edimburgo, por isso é uma boa opção visitar a cidade numa ida à Escócia... foi aliás o que nós fizemos! :)
Eu não sei se já falei por aqui que os comboios ingleses são MUITO mais baratos se os bilhetes forem comprados online e com bastante antecedência. Já vi na internet indicação de vários sites para comprar os bilhetes mas, para mim, o melhor é o www.nationalrail.co.uk ... a diferença de preço em determinados horários é enorme... eu comprei por menos de 30 libras 3 bilhetes ( Londres - York) que custariam mais de 100 se fossem comprados na estação... :)

 Cidade com muitos séculos de história e com uma arquitectura única , York é também conhecida pala sua universidade e pela sua vasta oferta cultural ( vários festivais de teatro e musica animam a cidade) e gastronómica ...quem nunca ouviu falar do presunto de York?? :)...



 ...mesmo no centro histórico o New Gate Market é uma tentação para os apreciadores de mercados de rua...





 ...mas a mais famosa atracção de York é mesmo " The Shambles " , a rua medieval de cerca de 1400, que hoje tem um charme sem igual com as suas lojinhas de artesanato e casas de chá, nos mesmo edifícios onde na idade média os mercadores vendiam carne... 











 ...as ruas em redor da " The Sambles" são igualmente encantadoras...









 ...olhem-me só para esta casinha... :)



 ...com a Catedral a espreitar ao fundo...



 ... a Catedral de York é, também, lindíssima...



 ...como se não bastasse o charme das ruas medievais, York tem também rio... aliás dois rios...está situada na confluência do rios Ouse e Foss...

 ... o que permite fazer passeios de barco, aproveitar as esplanadas e as varadas dos pubs ou simplesmente descansar, nos muros, à beira da água... :)



 ... como não há duas sem três ( atracções ! ) ...para além das ruas medievais e dos rios York tem também... muralhas! É a cidade de Inglaterra com maior extensão de muralhas românicas preservadas...




A minha sugestão de hotel é o Hampton Inn York , um hotel moderno, com uma relação preço / qualidade / localização excelente. Tal como todos os hoteis desta cadeia ( faz parte da marca Hilton) tem o pequeno almoço incluido... é perfeito para quem chega de comboio pois fica a dois passos da estação...

 ...área do pequeno-almoço...

 ... e a vista do quarto... :)

 ... para jantar escolhemos o 31 Castlegate ... um restaurante fofo como comidinha deliciosa e excelente serviço...


10 comentários:

Teresa Diniz disse...

Fiquei com vontade de ir a York. E as suas informações são preciosas (ex. preços dos comboios online).

Margarida disse...

Teresa

York é uma cidade muito bonita... aconselho muito a visita! :)

Lembrei-me de falar sobre a compra de bilhetes de comboio porque tenho reparado que muita gente diz que os comboios em Inglaterra são muito caros...
Mesmo para compras perto da data, em que já não é possível comprar a tarifa mais barata, compensa comprar online...o custo é sempre menor do que directamente na estação...

Beatriz disse...

Acredito que todas as cidades da Inglaterra antiga sejam encantadoras assim! Um passeio de barco então.....sublime!!!

Grande beijinho Margarida!

Bia <°)))<

Margarida disse...

Olá Bia

Eu sou apaixonada pela Inglaterra por isso gosto de tudo... antigo ou moderno...rsrs...mas York é , sem dúvida, uma das cidades mais bonitas do país... :)

Beijinhos

Camila Navarro disse...

Margarida, a cada post seu sobre a Inglaterra eu fico morrendo de vontade de, enfim, conhecê-la! Não sei o que acontece que na hora de definir as férias eu não vou pra lá, mas morro de vontade!

Beijos!

Margarida disse...

Camila

Eu é que não sei como é que vc consegue vir à Europa e não ir a Inglaterra! rsrs
Eu já disse anteriormente e repito... nosso próximo encontro vai ser em Londres!!! :))
Quando vocês planearem vir para cá, de novo, eu vou fazer um roteiro especial para conhecerem Londres e a Inglaterra... vai ser impossível não amarem aquela cidade incrível e o país em geral... :)

Beijos!

Unknown disse...

Margarida, obrigada pelas informações...imagens... muito bom!.. Fiquei encantada... meu esposo será transferido para York, nunca fui a Inglaterra e talvez agora moraremos lá! Suas informações foram preciosas pra mim!.

Voce mora ai? É isso?

Obrigada ...quem sabe nos vemos um dia..Abraços..
Mariana

Margarida disse...

Olá Mariana

Não, eu moro em Portugal mas sou apaixonada pela Inglaterra... :)

York é uma cidade linda, vc vai gostar!

Abraços

Anónimo disse...

Eu moro 45 Km de York. Eu gosto de visitar a cidade.

Margarida disse...

Olá Stephen

Eu achei York uma cidade linda... se morasse perto com certeza também lá iria muitas vezes... :-)

AS VIAGENS DE MARGARIDA