"Ciao GAMLA STAN "... no coração de Estocolmo...

Foi com um "Ciao Gamla Stan", acompanhado de um olhar melancólico, que o nosso amigo Marco se despediu de Estocolmo na véspera do seu regresso a Milão... foi também com um sentimento de grande saudade que nós, um dia depois, dissemos também adeus a um dos lugares mais encantadores que encontrámos durante as nossas viagens... Gamla Stan , o coração histórico de Estocolmo, não deixa ninguém indiferente...
Prästgatan ... uma das ruas de Gamla Stan, com os seus edifícios amarelo-ocre típicos do séc XVIII...

Stortorget... a "Praça Grande" no coração da "Cidade Velha" ... utilizada como praça de mercado e ponto de encontro desde a idade média , é hoje uma das mais lindas praças da Europa...
... inúmeros restaurantes e cafés estão instalados na base dos seus edifícios que parecem ter sido retirados de ilustrações de livros infantis...


... o Museu Nobel foi instalado no edifício da antiga Bolsa em 2001, ano em que se comemorou o centenário da atribuição dos Prémios Nobel...





...a Västerlánggatan é a rua comercial mais popular de Gamla Stan...

... animadas ruas comerciais alternam com ruelas desertas e lindas igrejas...




... todas as lojinhas são identificadas por placas originais e charmosas... como esta, que vendia pantufas de lã de ovelha...

...ou esta, de artesanado em cerâmica...

...vai um cafézinho??...

... ou um jantarinho romântico...

... afinal sempre é verdade!!Em Gamla Stan somos todos personagens de um conto infantil...

... e lá no fundo das ruas, o mar... porque Gamla Stan é uma ilha!!...

... fomos a Gamla Stan todos os dias durante a nossa estadia em Estocolmo...

... e todas as noites também!...porque de noite é ainda mais encantadora...



...são os momentos mais simples que nos ficam na memória e no coração... como descansar com o filhote num banquinho no centro de Stortorget...

... ou jantar num restaurante da praça com os amigos Marco e Hilária que, por um acaso engraçado, conhecemos em Estocolmo...





Gamla Stan, um lugar que não esperava encontar tão a Norte na Europa... espero que o meu adeus seja apenas um até breve...

16 comentários:

Camila Navarro disse...

Margarida, eu também espero voltar a Gamla Stan. Mas você ainda foi mais sortuda do que eu, que só estive lá por uma manhã.

Beijos!

Margarida disse...

Camila
Uma manhã,um dia,um mês...sempre pouco para passear em Gamla Stan!

Beijos

Claudia Liechavicius disse...

Ai que viagem deliciosa!!!!!!
A Suécia é linda. Pessoas bonitas, praças maravilhosas, igrejinhas simpáticas, ruelas charmosas. Gostei muito de ter circulado pelo país. Espero voltar.
Beijos
Claudia

Margarida disse...

Claudia

Sim,a Suécia é um país lindo...
Estocolmo é sem dúvida uma das mais bonitas capitais da Europa! Também espero voltar!
Bjs

Claudia Liechavicius disse...

Margarida,

Fui convidada a participar ao grupo de Blogagem Coletiva: Meus 7 Links e convido você a entrar para o grupo. Você quer?

Beijo

Claudia

Margarida disse...

Claudinha

Obrigado pelo convite!!Vou agora mesmo lá ao seu Blog ver os seus 7 posts preferidos...
beijos

Carol Wieser disse...

Pois é, tudo isso na Europa, e eu ainda não programei minha viagem pra ai...
Preciso ferias urgente!!!!

Beijocas :)

Margarida disse...

Carolzinha!

Tem que programar rápido uma viagem á Europa!! Está na hora de ver os nosso lugares lindos e diferentes... afinal as praínhas são todas mais ou menos iguais!!hehehe :-)

Bjo grande

Lu Malheiros disse...

Margarida,
Passei para desejar um Feliz 2012 para você e sua família!
Em tempo, viagem linda, hein?
Um abraço

Barbara disse...

Muito bonita a cidadde, adorei especialmnete as indicações das lojas e a arquitetura :)


Bom ano 2012 com muitas viagens :)

Margarida disse...

Lu

Obrigado!
Um ano muito feliz também para vc,com muita saúde,paz e alegria!
Abraço

Margarida disse...

Barbara

Estocolmo é uma das cidades mais bonitas que já visitei!

Um excelente ano de 2012 também!

Neide disse...

Olá Margarida. Ê minha primeira visita e pode ter certeza que voltarei mais vezes para devorar seus posts. Adoro a Europa, mas só tive a oportunidade de ir duas vezes, uma em pleno inverno e outra no verão . Gostaria de viajar na primavera ou outono, que as temperaturas são mais amenas. Estou no Japão e aqui também o inverno e o verão são terríveis. Acabei de retornar de uma viagem de duas semanas para Coreia e kyushu(região ao Sul do Japão) e já cheguei com neve. Vejo que o foco das suas viagens ê a Europa, mas quanto tiver oportunidade da um pulinho aqui na Ásia, especialmente no Japão. Apesar da crise econômica e dos desastres naturais eu viajei muito em 2011 e este ano as viagens ficarão em segundo plano. Portanto vou aproveitar para conhecer o mundo através dos livros e blogs de viajantes.
Margarida, muita paz, saúde, felicidade e viagens.

Margarida disse...

Olá Neide

Muito obrigada pela visita e pelo comentário!Espero que volte aqui muitas vezes!
Eu amo a Europa!Sempre me surpreendo a cada nova viagem.Qualquer época é boa para vir até cá...há sempre o lugar certo para cada estação do ano!
Nunca fui á Asia.Depois da Europa a minha prioridade será sempre a América,de que eu também gosto muito.Apesar disso se realmente me surgir a oportunidade de ir para esses lados, o Japão é sem dúvida o país que mais me atrai!
Um ano de 2012 cheio de coisas boas, quem sabe com uma terceira visita á Europa...

Vento no Cabelo disse...

Estocolmo é uma cidade fantástica. Gostei muito das fotos, dá muita vontade de voltar :-)

Margarida disse...

Olá!

Estocolmo é linda!É ,sem dúvida, uma cidade para se voltar...

AS VIAGENS DE MARGARIDA