PORTOFINO e SANTA MARGHERITA LIGURE..."le cartoline della Riviera Italiana"...

Diz-se que Portofino é o lugar mais fotografado do mundo... é tão encantador que até os americanos, quando viram o nosso aqui na Europa, resolveram construir um igualzinho lá do outro lado do atlântico...hehehe!
Chega-se a Portofino por estrada ou de barco. Como um carro é perfeitamente dispensável num lugar como este (é mesmo proibida a circulação na cidade), resolvemos fazer uma parte da viagem nos nossos bem conhecidos comboios italianos até á não menos encantadora Santa Margherita Ligure e aqui apanhar o barco que nos levaria a Portofino...
Santa Margherita Ligure é facilmente acessível de comboio partindo de Génova, de qualquer outra localidade da Ligúria ou mesmo da Toscana... a estação é muito perto do centro da cidade o que permite ir a pé até ao local de partida do barco... Santa Margherita Ligure é um animado resort com um bonito porto e majestosos hoteis e mansões... teve o seu maior desenvolvimento a partir do séc XIX, quando começou a ser um destino de férias para a elite britânica...

Lindos edifícios de tons avermelhados ao longo a avenida marginal...



No cais para apanhar o barquinho... outra opção é ir de autocarro partindo também do centro de Santa Margherita, mas chegar a Portofino por mar tem muuuuuuuuuito mais charme...mesmo não sendo num dos super-iates que vimos por lá...hehe

Santa Margherita Ligure vista do mar... fiquei com pena de não ter ficado pelo menos uma noite por aqui, num daqueles hoteis de outra época... vou ter que voltar!





Aproximação de Portofino... alguns iates têm uma dimensão tal que nem podem aproximar-se do porto ficando fundeados ao largo... era lindo este veleiro!
Este também me agradava...hehe... na encosta as mansões milionárias e o famoso Hotel Splendido... o Duque e a Duquesa de Windsor foram os primeiro a assinar o livro de hóspedes do Hotel em 1952...
Portofino foi construída na ponta de uma península...

A entrada do porto onde estão ancorados os barcos mais pequenos...

Portofino que em outra época foi um porto de pesca é hoje um dos locais de férias mais exclusivos da Europa...

As fachadas dos edifícios pintadas em cores quentes, mostarda, ocre e vermelho...

Restaurantes e lojas ladeiam o porto...



Já de regresso...com pena...

20 comentários:

Renata disse...

Lindas fotos!!! Meus pais já foram para lá, mas não de barco. Suas fotos estão mais legais que as deles ... Preciso conhecer a Liguria urgente! bjs Renata

Paty disse...

Oi Margarida, esse seu post me deu uma nostalgia! Estive lá em 1995, quando fazia um intercâmbio musical com o Conservatorio Vivaldi na Italia. Fui a Porto Fino de van, com os meus colegas de música e o pessoal de lá. Foi inesquecível, este lugar é realmente maravilhoso. Eu gostei tanto que tenho um poster enorme na minha sala, uma pintura do Ramon Pujol c/ a baía de Porto Fino.

Camila disse...

É claro que todos vão querer tirar muitas fotos! :) E as suas estão lindas!

Beijos!

Margarida Nobre disse...

Renata

Eu tinha fotos ainda mais bonitas do que estas,mas o maridão resolveu que eu aparecesse em todas elas...como o objectivo era colocar no blog fotos de Portofino e não minhas, acabei por ficar com pouca escolha...hehe

Bjs

Margarida Nobre disse...

Paty

Portofino é realmente um daqueles lugares que nos ficam na memória...tem que voltar lá!

Bjs

claudia liechavicius disse...

Margarida!
Você esteve lá na semana passada? Na mesma época em que rodei pela Toscana?
Adorei esse lugar. Vai ficar registrado para a próxima. Claro, é preciso programar as próximas.
Bj
Claudia

Margarida Nobre disse...

Claudia

Eu estive lá em Julho do ano passado!
Quando vc disse que tinha estado em Cinque Terre fiquei com imensas saudades da Ligúria!Por falta de tempo ainda não tinha colocado nenhum post sobre essa região que é liiiiiiinda...como aliás todas em Itália!!

Bjo

Carol Wieser disse...

Uma graça de lugar. Pra mim está perfeito!!! É a combinação perfeita de cidade com mar.

Amei.

Beijos

Fê Costta disse...

Ai, ai, ai! Com você e a Claudia falando sobre a Itália, vou acabar mudando os planos das próximas viagens! rs

Que lugares lindos e aprazíveis!! Não sei como ainda não fui por estas bandas... Um dia eu vou! ;)

Beijos

Margarida Nobre disse...

Clarol

É mesmo assim...a relação perfeita entra a cidade e o mar!
Temos muitos lugares lindos como este aqui nas Oropa,sabia??hehe

Bjo

Margarida Nobre disse...



Nem eu sei como vc ainda não foi a Itália!!!
O melhor é planearmos o encontro das Blogueiras para lá,assim vc vai ter que ir mesmo...hehe...o problema é que depois vai querer voltar muuuuuuitas vezes...

Beijo

Margarida Nobre disse...

Camila

Impossivel tirar fotos feias num lugar como aquele...ficam todas lindas...hehe

Beijo

Beatriz disse...

Margarida, você e seus lugares maravilhosos... Que inveja boa!
Adorei, chiquérrimo!!! Por enquanto vou ficando por aqui, viajando na memória das ilhas do sul da Bahia...
Bjs
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida Nobre disse...

Bia

Tenho a certeza que as ilhas do sul da Bahia são lindas também!
Bjs

sheila disse...

Margarida , estive ha 2 anos em Portofino , é encantador e suas fotos estao lindas. Como estive so em Portofino fiquei na vontade de retornar.Vc poderia me ajudar em algumas dicas? Ja estarei ( eu e minha mae ) em Milao dia 13/abril e pretendendo conhecer toda Riveira Italiana de carro e passando novamente por Portofino, ira ate Portovenere. Me que o carro é dispensavel na Riveira que é melhor ir de Trem a partir de Genova e ir parando nas cidades , é isso mesmo ? Terei 09 dias para fazer toda Rivieira, em quais cidades é melhor dormir ?? Quero ficar tb em Cinque Terre. Pode me ajudar ? Bjss Sheila

Margarida Nobre disse...

Sheila

O mais importante:não alugue nenhum carro!!
Vc não vai precisar de carro,nem em Milão nem para visitar Cinque Terre.O melhor, sem dúvida ,é fazer tudo de comboio!
De Milão a Génova é pouco mais de
1h e 30min e quase todas as localidades da Riviera Italiana têm acesso de comboio.Portovenere e Portofino não têm mas vc pode ir facilmente de barco de La Spezia,no caso de Portovenere e de St Margherita no caso de Portofino!
Se quiser ficar mesmo em Cinque Terre eu aconselho ficar em Monterosso que é a maiorzinha e com mais opções de lugares para ficar.
Ficar em La Spezia também não é má ideia porque fica perto ( cerca de 30min de comboio de Monterosso).
Vc também pode visitar as aldeias de Cinque Terre de barco partindo por exemplo de Portovenere,mas nisso eu não a posso aconselhar porque eu fiz tudo de comboio!
Se tiver tempo fique pelo menos uma noite em Génova ( tenho um post sobre a cidade aqui no Bog!)...eu acho que vale a pena!
Cinque Terre não vai levar mais de 1 ou 2 dias a visitar...talvez dê até para vc dar um pulinho á Toscana...
Bjs

Aryelle disse...

Estou com 6 noites em Florença 3 a 09 agosto tenho 2 noites livres quero conhecer a riviera italiana e porto fino tenho voo de Milão dia 12 agosto me ajuda qual lugar ficar e como deslocar lá?

Margarida disse...

Olá Aryelle

Para conhecer Cinque Terre e Portofino pode ficar em Génova ( depois pode apanhar o comboio de Génova para Milão para o voo de regresso) ou em Santa Margherita, La Spezia ou em qualquer uma das Cinque Terre...não sei se viu o post que tenho aqui na Blog sobre Cinque Terre?

A melhor maneira de se deslocar na Riviera Italiana é de comboio.Consegue chegar a todo o lado... :)

Sara Ramos disse...

Génova(uma noção geral)
Cinque terre e Portofino para caminhar... disfrutar sem pressa e fazer praia. Qtos dias propõe para tudo?
Obrigada
Sara

Margarida disse...

Olá Sara

Na minha opinião Génova merece pelo menos dois dias só para a cidade... pode ir a Cinque Terre e Portofino com base em Génova e nesse caso tem que ficar mais tempo ou ficar numa das Cinque Terre e explorar melhor a região. Nenhum dos lugares é, na minha opinião, adequado para "fazer praia" ... se quer "fazer praia " recomendo que desça até à região da Toscana e se instale numa das lindas praias que por lá existem. Eu gosto imenso de Viareggio. Pode fazer Génova, Cinque Terre e Portofino em 3 ou 4 dias e o resto praia na Toscana...:))

AS VIAGENS DE MARGARIDA