A TORRE INCLINADA DE PISA

Maridão e eu já conhecíamos a Torre Inclinada... uns anos antes tínhamos passado um fim-de-semana romântico e prolongado entre Florença, Pisa e Siena. De qualquer modo, e já que estavamos de novo na Toscana, resolvemos ir mostrá-la ao Francisco e confirmar se as obras de restauro que tinham sido feitas recentemente, não teriam, por acaso, colocado a Torre direita! Mas não... felizmente tudo estava tal qual como nos lembrávamos! Um enorme campo relvado entre muralhas, com o Batistério em primeiro plano e a Torre a espreitar por detrás da Catedral , devidamente inclinada!

A estação de comboios de Pisa S.Rossore é a mais próxima da Torre...5 minutos a pé! Pensa-se que há 20 séculos atrás aqui existiu um estuário (hoje a cidade de Pisa situa-se a cerca de 17 km do mar...), e que foi aqui que desembarcou S.Pedro quando foi pregar aos Romanos...

A porta de entrada principal para a Piazza del Duomo



A primeira vista da Torre...com o Batistério em frente e a Catedral logo atrás...

A Piazza dei Miracoli foi considerada património mundial pela Unesco em 1987 ...

O Batistério

O Duomo

A foto que não pode deixar de ser tirada...

A Torre de Pisa foi o último elemento a ser construído na Piazza dei Miracoli e destinava-se a albergar os sinos da Catedral. A construção foi iniciada em 1173 mas quando chegou ao terceiro piso o terreno cedeu e a torre ficou inclinada... durante quase 100 anos e devido ás constantes batalhas entre Genova, Lucca e Florença, a construção foi suspensa. Quando foi retomada os arquitectos fizeram um projecto dos andares superiores de forma a que a inclinação fosse compensada, mas tal nunca foi conseguido! O sétimo piso foi completado em 1319 e colocados então os 7 sinos, um para cada uma das notas musicais, que ainda hoje lá permanecem!

Sobrevivendo à Segunda Guerra e aos ataques de Mussolini que em 1934 ordenou que fosse colocada na posição vertical, a Torre de Pisa é um dos monumentos mais visitados de Itália e um dos mais famosos do mundo... depois de em 1964 o governo Italiano ter pedido ajuda para prevenir a sua queda e após mais de duas décadas de estudos, esforços de estabilização e reconstrução, a Torre Inclinada de Pisa foi declarada estável para, pelo menos, mais 300 anos. Actualmente a sua inclinação é equivalente á que tinha em 1700... 3,99 metros!

9 comentários:

Camila Navarro disse...

Ai, Margarida, e vai ter algum lugarzinho da Europa que eu não vou querer conhecer? ;)

Que tempo ótimo vocês pegaram, hein! O céu azulão deixou a paisagem ainda mais linda!

Beijos!

Chris disse...

Que legal, Margarida! Eu não sabia nada disso...

Bjos!

Margarida disse...

Camila

Acho que não vai ter não!
O céu era daquela cor mesmo...sem nem uma única nuvenzinha...hehe...e era um final de tarde quase noite!

Beijos

Margarida disse...

Chris

Tem que ir até lá ver a Torre agora que já a conhece!

Bjs

Carol Wieser disse...

Nossa! Uma aula de história!

Sempre achei um charme essa torre, mas não tinha a mínima idéia de toda a sua evolução. E olha que é uma surpresa que ainda esteja de pé. Espero que os engenheiros tenham compensado bem os andares superiores... hehehe (pelo menos que fique assim até eu chegar lá e tirar a foto clássica tbm).

Obs1: Não tinha nenhuma nuvem no céu nesse dia que vocês foram visitá-la ein??? Lindo!!!

Obs2: Nem vou comentar a altura do Francisco. Ele já parou de crescer?

Obs3: Acho que 300 anos dá tempo de eu ir conferir...

Margarida disse...

Carol

Continuando a aula de história,foi do cimo da Torre que Leonardo DaVinci lançou algumas bolas para estudar a gravidade...hehe

Não tinha nem uma nuvem no céu!

Acho que o Francisco ainda não parou de crescer...não sai á mãe...hehe

Acho que 300 anos dá tempo para vc conferir,mas não espere tanto tempo para vir para cá,tá??

Beeeeeijos

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Margarida, como sempre, suas fotos estão lindas! Que céu mais charmoso você pegou. Quando estive em Pisa estava calor, mas nublado! Excelentes informações. Bjs!

Margarida disse...

Silvia

Eu não me lembro de alguma vez ter apanhado mau tempo em Itália,
mesmo no Inverno,quando vamos para a neve o céu está assim azul!

Beijos

Dubis disse...

Forografias espetaculares, dão vontade de ir conhecer e a Torre de Pisa é um dos monumentos que nós temos muita curiosidade em ver!

Parabéns pelo blog, qualidade das fotos e conteúdos!

AS VIAGENS DE MARGARIDA