Um doce de cidade...LUCERNA

Sim...tão doce como os Petits Desserts e as Noisettes da Lindt ou os chocolatinhos com recheio de Mousse Cannelle e Zimt da Camille-Bloch, ou mesmo os simples chocolates de leite da Milka e das inúmeras outras marcas Suiças... Lucerna fica a cerca de 45 minutos de carro de Zurique no cantão de língua alemã e é uma das mais bonitas cidades do país. Situada na base das montanhas, nas duas margens do rio Reuss, no local onde este se desvia para fora do lago, é uma cidade compacta e fácil de explorar a pé. Desta vez fomos numa ida-e-volta partindo de Zurique e, por isso, não foi possível fazer a "Golden Round Trip" para subir ao Monte Pilatus, num percurso que envolve barco, comboio e descida em gondolas panorâmicas e de onde, segundo dizem, se tem uma vista incrível sobre Lucerna, o lago e as montanhas em redor!

KKL... o Centro de Cultura e Congressos tem um gigantesco telhado de 12 000 m2. É uma construção modernista, do arquitecto francês Jean Nouvel, em aço e vidro, que se projecta sobre o Lago Lucerna. O seu interior contém várias salas de concertos, teatros e o Museu de Belas-Artes...

A "Rathaus" de Lucerna
Os edifícios de um e outro lado do rio são um charme... a maior parte deles convertidos em pequenos hoteis e restaurantes...
Kapellbrücke... a Ponte da Capela... aquela que outrora foi a maior defesa da cidade (fazia parte das muralhas da cidade) é agora a sua maior atracção! É a mais antiga ponte de madeira da Europa e foi construída em 1333, estendendo-se em diagonal ao longo de cerca de 200 m de um lado ao outro do rio Reuss. No séc. XVII, foram pintados no seu interior painéis com cenas da história de Lucerna e episódios da vida dos santos padroeiros da cidade, São Léger e São Maurício. Parcialmente destruída por um incêndio em 1993 foi reconstruída e a maior parte das pinturas restauradas.

Na ponta sul da ponte fica fica a Wasserturm (Torre da Água), uma construção octogonal, que serviu de farol, prisão e casa do tesouro.

A cidade velha, Altstadt, fica na margem norte do rio e está repleta de edifícios históricos, com belas fachadas pintadas em especial em redor da Hirschenplatz e ao longo da Weinmarktgasse.
Weinmarkt...as ruas estreitas em redor desta praça têm imensos edifícios altos com portadas ricamente pintadas. Muitos foram convertidos em lojas, restaurante e hoteis dando muito movimento e animação ao centro da cidade.


A Torre do Relógio... foi construída em 1535 com os números em grandes dimensões de modo a que os pescadores os pudessem ver do lago... A Am-Rhyn Haus, uma mansão restaurada do séc. XVI, guarda uma fantástica colecção de desenhos, gravuras e cerâmicas de Picasso. Foram reunidas por Siegfried Rosengart e a sua filha Angela, amigos pessoais do pintor. Também se podem ver muitas fotografias da autoria do fotografo americano David Douglas, que mostram Picasso em plena actividade e em vários momentos intimistas com a familia Rosengart. Num edifício anexo há ainda uma colecção de mais de 200 pinturas de Paul Klee, Cézanne, Monet, Chagall, Matisse e Kandinsky reunidas por esta importante familia Suiça ao longo de décadas.

Jesuitenkirche... Igreja Jesuita de São Francisco Xavier, foi construída entre 1666 e 1673 em estilo barroco na margem sul do rio Reuss.

22 comentários:

Chris disse...

Hum... adoro Lindt!
Aqui também tem um muito bom: Fazer.
Delícia!
Esta cidade parece mesmo linda!
Bjos!

Carol Wieser disse...

Margarida,

Ao contrário da Chris, não gosto de chocolate (acho que sou uma rara exceção no mundo). Mas a cidade é uma graça de lugar. Como todas as cidades que você posta por aqui. Alías, como todas as cidades da Europa!!

Mas um comentário tenho que fazer. Eu descobri que você é apaixonada por flores, toda vez que elas estão nas fotos, seu semblante é de pura felicidade.

Abraços

Leila_e_André disse...

Adorei Lucerna, é realmente muito bonita, com uma arquitectura muito rica e os gelados...são de comer e chorar por mais!

Beijinhos

Margarida disse...

Chris

Fazer eu não conheço...acho que não tem aqui!O meu Lindt preferido é da colecção Petits Desserts e tem recheio de Crème Brûlée...Humm!
Lucerna é linda...agora que vc está aqui na Europa fica mais fácil conhecer estas cidadezinhas!

Bjs

Margarida disse...

Carol!

Quando for á Suiça vai começar a gostar de chocolate...hehe...entre tanta variedade algum vc vai gostar!
Tem razão eu adoro flores e também sou fã daquelas paisagens bem verdinhas...será por causa do meu nome??

beijos

Margarida disse...

Leila

É o que eu digo...Lucerna é um doce...dá sempre vontade de repetir a dose,como com os chocolates e os gelados!

beijinhos

Camila Navarro disse...

Eu sou o oposto da Carol, sou apaixonada/viciada em chocolates de doces em geral. Acho melhor nem chegar perto da Suíça, ia ser muita tentação. : )

Diogo Pretto disse...

Lucerna é um lugar pouco comentado aqui no Brasil. Não sei o motivo, mas, pelo que vejo, não sabemos o que perdemos. E esse chocolate no início do post me deixou com água na boca! Beijos

Mirella disse...

Ai que delicia de post... estou doida para ir a Suiça, nunca fui e só leio coisas boas de lá :-)
bjs

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

LUCERNA... que delícia!!! Já estive em Zurique, ma nunca fui a Lucerna! E que água na boca. Chocolate? Adooooro! Bjs!

Margarida disse...

Camila

Bom,com esse gosto por chocolates vai achar a Suiça um paraíso...hehe...nos supermercados são dezenas de prateleiras cheias de todas as variedades possíveis.O difícil é escolher!

beijos
Ps:Há um outro país aqui na Europa famoso pelos seus chocolates.São igualmente bons mas menos conhecidos...é a Belgica!

Margarida disse...

Diogo

Por aqui Lucerna é muito conhecida,mas como é muito mais pequena do que Genebra ou Zurique é natural que não esteja no roteiro dos viajantes de fora da Europa...

Comer um chocolate é sempre bom,mas se fôr na Suiça ainda sabe melhor...hehe

Beijos

Margarida disse...

Mirella

Para mim só há coisas boas a dizer da Suiça!Sou completamente fã!
Se ainda não foi lá pode colocar no topo da sua listinha de viagens...vale muito a pena!

Bjs

Margarida disse...

Silvia

Nós ficámos em Zurique e fizemos a viagem de carro para Lucerna,mas também dá para fazer fácilmente de comboio...é bem perto!
De qualquer maneira eu fiquei com pena de não ter ficado pelo menos uma noite lá,num daqueles hoteizinhos com vista para o rio.Da próxima vez pretendo ficar e aproveitar para subir ás montanhas que rodeiam o lago!
Bjs

Luisa disse...

Que ponte mais linda! A Suiça tem uma cidade mais charmosa do que a outra! Impressionante!
E quanto ao chocolate... Bom... eu venerava os suiços atè me deparar com os belgas...
Atè prova em contrario, pra mim, Neuhaus è o melhor! :)
Bjs

Claudia Liechavicius disse...

Margaria,

Olhei suas matérias antigas e fiquei encantada com esse trecho da Inglaterra que você visitou.
Fiquei tentada a dar um pulo lá.
Bj
Claudia

Margarida disse...

Luisa

A Suiça é mesmo um pais com muito encanto!

Tem razão o Neuhaus é delicioso,principalmente os bonbons de frutas que são únicos...tenho muito boas recordações de uma lojinha bem pequena da Neuhaus num canto da Grand Place em Bruxelas...hum!

Bjs

Margarida disse...

Claudia

A Inglaterra tem muito para ver para além de Londres!Todo o país merece uma visita,mas a região de Cotswolds é sem dúvida uma das mais bonitas!

Bjs

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Acabei de chegar de Gramado, uma cidade do Sul do Brasil cheeeia de chocolates deliciosos. Me lembrei deste post sobre Lucerna! Bjs!

Margarida disse...

Silvia

Já fui ver os seus posts sobre Gramado!Que cidade encantadora...
Além dos chocolates que parecem tão deliciosos como os Suiços tem um ar tão europeu...
O Brasil é realmente um mundo num só país!

Bjs

Claudia Liechavicius disse...

Oi Margarida. E as viagens? Sem novidade?
Bj
Claudia

Margarida disse...

Olá Claudia

Não acredito que tenha visto todas as viagens que já coloquei aqui no Blog...hehe...de qualquer maneira já tem novidades sim!

Bjs

AS VIAGENS DE MARGARIDA