O coração de Inglaterra...THE COTSWOLDS

Eu era, como diria a Luisa , do tipo urbana e fresca e por isso muito pouco dada a terra, pó e bichos, três coisas que abundam no campo, pelo menos naquele campo que eu conhecia até então! Era...até descobrir o encantador, único e incomparável British Countryside!!
Um dos motivos porque a região de Cotswolds esteve, desde sempre, na minha wish list era exactamente porque eu queria confirmar se as imagens que me habituei a ver nos livros e revistas sobre o " Coração de Inglaterra" seriam mesmo reais! E são! É um campo diferente este em que a arquitectura uniforme das casinhas douradas torna a paisagem tão acolhedora... em que os rios correm límpidos e os parques floridos convidam ao descanso... em que é difícil escolher qual, de entre tantos, é o melhor local para tomar o chá da tarde ou em qual das misteriosas lojinhas de "Antiques" se vai entrar para trazer "aquela" recordação de viagem...
Estou a escrever no computador e de repente olho para uma gravura antiga pendurada na parede em frente. Alguém no séc XIX desenhou a carvão três crianças que brincam numa praia...muitos, muitos anos depois, uma senhora de cabelos brancos e ar afável, vestida com roupas coloridas, embrulhou-a na sua loja da High Street, em Burford, para eu trazer para casa...

Este mapa mostra as principais aldeias de Cotswolds. Nós fizemos o percurso partindo de Stratford-upon-Avon, mas também se pode fazer partindo de Bath, Oxford ou Cheltenham que são as principais cidades da região. Outra alternativa é ficar num dos muitos hotéis de charme e B & B que existem em cada uma das aldeias...

Francisco descansando em frente de uma das encantadoras casinhas de telhados de colmo...os arbustos da maior parte destas casas são autênticas esculturas verdes e os jardins espectacularmente belos e bem cuidados... Ah! E muitas delas têm Bentleys e Rolls-Royces na garagem...hehehe!

Paisagem de um e outro lado da Romantic Road...



Bibury...para os ingleses "the most beautiful village in England"...

The Arlington Row do séc XIV em Bibury

Tetbury...The Market House que se vê no centro da rua foi construída em 1655 para a venda de lã e funciona como mercado desde então até aos dias de hoje...
Burford...as suas casas do séc XVII e XVIII são relíquias do tempo em que na aldeia se realizava o maior mercado de lã de Inglaterra! É também muito conhecida pelas suas lojas de antiguidades e artesanato assim como pelas encantadoras "teashops"...

The English way of life torna-se especialmente presente em Cotswolds onde se encontram em grande número... as Antiques... os Pubs... e os locais mais encantadores para tomar o tão célebre Afternoon Tea... Esta tradição data do princípio do séc XIX e consiste em servir pequenas sandwiches e bolos entre as 15h e as 17h acompanhados de um pote de chá. Como se vê na foto deliciámo-nos com uns Scones lambuzados de compota e manteiga...hummm!
Woodstock... por estar localizada na estrada que liga Stratford-upon-Avon a Oxford é uma boa base para fazer um tour na região. Além disso é aqui que fica o grandioso Blenheim Palace onde nasceu Winston Churchill...

Bourton-on-the-Water... provavelmente a mais popular aldeia de Cotswolds com as suas casinhas de pedra amarelo-dourado ladeando os canais do rio Windrush...


Broadway... a verdadeira! Sem espectáculos nem musicais mas com um cenário de filme que atrai visitantes desde há muitos séculos...

Chipping Campden...é umas das mais bem preservadas e historicamente mais importantes..." The Jewel in the Crown"...
O mercado de Chipping Campden foi construído em 1627 para a venda de manteiga, queijos e aves. Fica na High Street, a rua famosa pelas suas originais lojas incluíndo a Bennetts Wine Merchant...para os apreciadores!

18 comentários:

Mirella disse...

Eu não acredito que estou lendo sobre Cotswolds... acabei de falar com o Kiko (marido) que gostaria muito de conhecer essa região.
E com suas fotos e descrições essa vontade aumentou ainda mais...
Adorei!

Margarida Nobre disse...

Mirella

Esta foi uma das minhas viagens preferidas!
Toda a região é um encanto e óptima para umas férias românticas com o marido...hehe
Não deixe de ir!

Bjs

Luisa disse...

Margarida, que charme de lugar!! Mas um "campo" desses é facinho de enfrentar! Vai ter que caprichar mais nos mosquitos para não ser considerada "urbana e fresca"! :)
Bjs
PS - As fotos estão lindas!!

Margarida Nobre disse...

Luisa

E eu que pensei que este "campinho soft" já dava para ser considerada uma aventureira destemida contra pó, bichos e afins...hehe
Pensando bem,realmente não vi nada disso por lá...mas que é LINDO é!

Bjs
Ps: vi umas ovelhas lanzudas...já dá?Foi um susto enorme...hehe... acho que já dá!

Camila disse...

Margarida, me senti saindo dos livros de Jane Austen! Que lugares encantadores! Ai, ai... Só suspiros mesmo!

Beijos!

Margarida Nobre disse...

Camila

Tem razão,parece mesmo que estamos vivendo nos romances de Jane Austen!
Nós fomos inclusivé visitar a sua casa-museu em Bath...esta é uma viagem mesmo para românticas como nós...suspiros...hehe

beijos

Carol Wieser disse...

Ahhh... Quanta vila de charme! E essas casas com telhados de colmo são encantadoras. Tens toda razao Margarida, este lugar é perfeito para uma bela férias romântica com o maridex. E aqueles Scones??? hum??

Margarida Nobre disse...

Carol

Tem razão...prepare as malas e venha logo pras OROPA com o Maridex!

Bjs
Ps:Viu o email que mandei sobre o Glub Glub na Islândia?

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Eu também sou bem urbanóide... mas meu espírito até evoluiu nos últimos tempos, fiz até trilha nas Cataratas do iguaçu! hohohohoho! Linda essa região... meu marido ficou apaixonado pela fotos. E eu também! Bjs!

Margarida Nobre disse...

Silvia

Eu ainda não entrei na fase de fazer trilhas em parques,mas vou chegar lá...hehe!
Cotswolds é uma região que fica bem nas fotos mas é ainda muito mais linda ao vivo!Tem que a pôr nos planos das próximas viagens!

Bjs

Carol Wieser disse...

Margarida!

Vi o e-mail sim. AMEI!! Eu morro de vontade de conheçer a Islândia, mas nem imaginava em mergulhar por lá... Só em pensar na água gelada fico toda arrepiada! Mas depois da reportagem, tô mudando de idéia.
Ulalaá.

Beijos

Margarida Nobre disse...

Carol

Viu,é só tentações esta Oropa...hehe

Beijo

Leila_e_André disse...

Margarida,
Eu adoro Inglaterra, estive lá em turismo em Londres e em trabalho/formação em Harrogate, quase na fronteira com a Escócia. Tenho pena de ainda não conhecer esta região...mas estará nos meus próximos planos.

Beijinhos

Ps.: Adorei a viagem à Suiça,há lá lugares que parecem saídos de livros de contos :) Obrigado pelas suas dicas.

Margarida Nobre disse...

Leila

Tem razão,a Suiça é um país lindo...é impossível não gostar!

A Inglaterra também é muito bonita, tem muitas regiões diferentes mas cada qual com o seu encanto!A minha próxima viagem para aqueles lados será mesmo á Escócia,que eu ainda não conheço!

Beijinhos

Patrícia disse...

Oi, Margarida,
Estou planejando minha viagem pelas Cotswolds e vi o seu site, adorei. Quanto tempo você ficou na região? Quanto tempo você acha que dá para ficar para ver tudo o que é bom (não vale dizer para sempre...)?
Obrigada,
Abs,
Patrícia.

Margarida Nobre disse...

Olá Patrícia

A minha visita á região Cotswolds aconteceu durante uma viagem de 3 semanas pelo centro de Inglaterra e País de Gales!Se vc quiser fazer as aldeias de Cotswolds com calma e incluir Bath por exemplo que é imperdível, Cheltenham e ainda dar um pulinho a Oxford recomendo pelo menos 8 a 10 dias!
Se for só mesmo Stratford-upon-Avon( não sei se viu o post que eu tenho no Blog sobre a cidade de Shakespear) e as aldeias,uma semana é o suficiente!
Aproveite bem o passeio,porque é lindo demais!!Ah...um conselho...vá no final da Primavera ou no Verão!
Abraços

Anónimo disse...

Boa tarde Margarida,

Estou a planear uma viagem de 4 dias pelas Cotswolds e gostaria de saber a sua opinião sobre quantas aldeias acha que é viável visitar tendo 3 dias inteiros e 2 meios dias?
Estou com receio de estar a incluir demasiados locais e o tempo revelar-se pouco..

Muito obrigada!
Ana

Margarida disse...

Olá Ana
Se for para fazer tudo de carro, 3 dias inteiros já dá para ver muitas aldeias... elas são relativamente perto umas das outras... o melhor é localizar num mapa as que quer ver e analisar a distância entre elas... o lugar onde vai ficar instalada também tem importância no plano de visita a Cotswolds...
Algumas aldeias que não deve perder são : Burford, Woodstock, Broadway, Castle Combe, Burton-on-the-water , Bibury... a cidade de Stratford-upon-Avon também é imperdível tal como Warwick e o seu Castelo... :-)
Boa viagem!

AS VIAGENS DE MARGARIDA