O cenário ideal para uma história de amor...VERONA

Marc Chagall "Romeu e Julieta"
A Unesco juntou em 2000 a cidade de Verona á lista dos locais património da humanidade. A razão invocada foi a existência de um imenso número de monumentos e edíficios preservados representativos da antiguidade, idade média e renascimento, constituindo por isso uma excepcional mostra das diferentes épocas da história da Europa! Então e ser a cidade de Romeu e Julieta não conta? Conta... para os milhares de turistas que por esse motivo visitam Verona, mantendo vivo o mito de um dos maiores amores da história narrado há muitos séculos por Luigi da Porto e imortalizado por Shakespeare...
Entrada da Casa di Giulietta na Via Cappello, segundo a lenda, residência da familia dos Capuletos a que pertencia Julieta e eterna rival da familia dos Montecchios a que pertencia Romeu...
Os graffitis e "love notes" deixados nas paredes do palácio do séc XIV...em muitas linguas e de gosto duvidoso mas que fazem parte da encenação...
O balcão de Julieta por onde subia Romeu para se encontrar com a sua amada...

Arena de Verona...o anfiteatro romano ,terminado no ano 30 d.c., é o terceiro maior do mundo,depois do Coliseu de Roma e do anfitetro de Santa Maria Capua Vetere, perto de Nápoles. O interior, praticamente intacto, podia conter quase toda a população romana de Verona... actualmente, devido á sua acústica perfeita, é utilizado como um dos mais fascinantes palcos de espectáculos de ópera. A primeira representação foi em 1913 com "Aida" de Verdi comemorando o centésimo aniversário do nascimento do compositor e, desde então, todos os anos no Verão, a temporada lírica atrai á cidade milhares de pessoas que esgotam os bilhetes com meses de antecedência...
Piazza Brá...rodeada de cafés e restaurantes, sempre movimentada mesmo num frio dia de Inverno...
Via Mazzini...parte da Piazza Brá e é uma das principais ruas comerciais da cidade...

Torre dei Lamberti com o seu relógio do séc XII e 84 m de altura. Subindo ao topo é possível avistar os Alpes e ter uma magnífica vista sobre a cidade...

Piazza Erbe... é usada como mercado desde há 2000 anos...aqui não de erva como antigamente (daí a origem do nome) mas um colorido mercado de Natal...
Um dos muitos palazzi construídos em rosso di Verona, pedra calcária cor-de-rosa...
Piazza Erbe com o Palazzo Maffei de 1668 ao fundo, de estilo Barroco e rodeado de estátuas...
A coluna de San Marco em frente ao Palazzo Maffei data de 1523 e sustém um leão que simboliza a passagem de Verona em 1405 para o Império Veneziano...
Casa dei Mercanti, um edifício originalmente de 1301 e onde ainda se podem ver as pinturas coloridas da época nas fachadas...
Interior de uma das muitas e lindas igrejas de Verona...

31 comentários:

Anónimo disse...

Love this site:)

Anónimo disse...

Ah Verona!
Romeu e Julieta!
Temporada lírica!
Cafés... Cultura!
:)
Que delícia de post. Adorei as ilustrações de R&J, deram um toque todo especial ao post. E falando em toque especial, a história deles é inesquecível, só de olhar para a varanda a gente já lembra de tudo.

Beijos

Anónimo disse...

Oi Margarida,
Vc tem mesmo o dom de transmitir a essência do lugar e de deixar a gente morrendo de vontade de ir (ou voltar) a Verona!
Ah, e falando em Verona, essa semana passou na TV que a cidade autorizou casamentos na famosa casa da Julieta. Custa uma pequena fortuna, mas as fotos devem sair lindas! :)
Bjs

Margarida disse...

Thanks octopus
Great to know that someone in U.S.like my Blog!
Keep visiting me often.

Margarida disse...

Carol

Este post faz parte da campanha CAROL NA EUROPA JÁ!...
Já viu coisa mais romântica do que levar o maridex na cidade de Romeu e Julieta??É mergulhar...mas na história...hehe

beijos

Margarida disse...

Luisa

Gostei de saber a notícia da possibilidade de casar na casa da Julieta...pena é que para mim já vem um pouco tarde... talvez possa lá comemorar os 25 anos de casamento...hehe

Bjs
Ps:Vou ter que voltar a Verona para assistir a uma opera na Arena!Depois vou-lhe pedir as dicas para conseguir comprar os bilhetes!

Leila_e_André disse...

Olá Margarida,
Quero dizer-lhe que adoro o seu blog que já o acompanho há algum tempo. Já fui a Verona e também fiquei fascinada. Daqui a 3 semanas irei a Bern, Luzern e Zurique. Já esteve lá? Sabe dizer-me quais os locais mais interessantes a visitar na Suiça?
Bjs
Leila

Anónimo disse...

"em muitas linguas e de gosto duvidoso mas que fazem parte da encenação..." - confesso que tive que rir com esta parte do post hehehe.

A varanda de Julieta podia estar melhor acabada. É uma pena!

De qualquer forma, o lugar é maravilhoso. Fiquei com um pouquinho de inveja hehe.

Beijos

Margarida disse...

Olá Leila

Que bom que gosta do Blog!
Eu conheço a Suiça muito bem e ADORO!Gosto particularmente da Suiça-Alemã que é onde se situam as 3 cidades que vai visitar!Berna é a mais calma,Lucerna a mais romãntica e Zurique a mais "fashion"!
Berna é pequena e encantadora.Não pode perder a catedral e os seus jardins com vista para os Alpes.Tem também um belo museu de arte e no verão muitas esplanadas e cafés...mas nesta altura vai parecer-lhe um pouco parada!
Lucerna é linda em qualquer época do ano e nem preciso de lhe dizer o que fazer por lá ,porque mesmo sem fazer nada já vale a visita!No entanto não deixe de ir ao Museu Picasso,muito pouco conhecido mas fascinante!
Bom...Zurique é só umas das minhas cidades preferidas da Europa!Linda,com o seu lago imenso,a catedral com os vitrais de Chagall e a maior concentração de lojas de marca numa só avenida que eu alguma vez tinha visto!Os 2 km da Bahnhofstrasse,que liga a estação de comboios ao lago são para percorrer com calma uma e outra vez!
Se for de carro pode fazer a viagem entre essas três cidades aproveitando para ver algumas das mais belas aldeias Suiças.A estrada que parte de Berna percorrendo as margens do Lago Thun (Thun see)até Interlaken é incrível...daí pode continuar para Lucerna e depois para Zurique!
Se precisar de alguma informação mais detalhada pode escrever para o meu email!

Bjs

Margarida disse...

Diogo

Sabe que eu já tinha lido sobre os graffitis e estava á espera de encontrar um local sujo e pouco "romãntico"...hehe...mas até nem achei assim tão mau??Como escrevi no post,tudo faz parte...
O varanda da Julieta está um pouco gasta...mas na verdade muito bem conservada para os muitos aninhos que tem...hehe
Faz bem em ter inveja...hehe.Verona é linda mesmo...se ainda não foi lá,agarre a primeira oportunidade!
beijos

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Margarida! Estive três vezes na Itália e ainda não conheci esse pedacinho lindo que é Verona! Obrigada por compartilhar com a gente lindas fotos e deliciosos relatos! Um abraço!

Camila Navarro disse...

Por que a Europa tem taaaantos lugares que nos deixam morrendo de vontade de pagar o próximo voo? hehe

Beijos!

Leila_e_André disse...

Obrigada pelas dicas!
Vamos alugar carro lá e fazer o percurso que sugeriu. Vamos ficar 8 dias por isso penso que dará para ver tudo e ainda aproveitarmos para deslizar pela neve ;-)
Mais uma vez obrigada.
Beijinhos
Leila

Margarida disse...

Silvia

O meu problema com Itália é que sempre que lá vou descubro novos lugares lindos...por isso fica muito difícil repetir aqueles que já conheço e que adorei!

Bjs

Margarida disse...

Camila

Está esperando o quê??Hehe

Beijos

Margarida disse...

Leila

Espero que aproveitem bem a viagem e que gostem da Suiça tanto como eu!Depois voltem aqui para contar!

Beijos

Chris disse...

Sou louca para conhecer Verona! O maridão prometeu que um dia a gente vai. Só quero ver... :-))))) bjo!

Margarida disse...

Chris

Vai ter que cobrar essa promessa! Não há local mais romântico para passear com o maridão...hehe

Beijo

Mirella disse...

Nunca fui a Verona... acho que o motivo é porque um dia me dissera que não valia a pena.
Acho que me enganaram, pois adorei tudo o que mostrou...
bjs

Margarida disse...

Mirella

Não sei como alguém pode ter-lhe dito que Verona não valia a pena!!
Bom,mas agora que já viu que vale mesmo o melhor é programar rápido essa visita...acho que vai adorar!

Bjs

Tanque Silva disse...

Uma das cidades mais bonitas em que já estive. Partindo de Milão até Verona, o contraste é imenso, com clara vantagem pata Verona.

Margarida disse...

T.Silva

Tem razão,Verona é realmente muito bonita...apesar disso, eu pessoalmente, prefiro Milão!

Diana Bértolo Vitorino disse...

Olá Margarida,

estou a planear ir passar 4 noites em Verona no feriado de Novembro e este blog foi um achado... precisava imenso de dicas, principalmente porque vou com uma amiga e infelizmente não podemos gastar muito... :)

Estou a pensar apanhar o avião com destino a Milão Malpensa também e depois teremos de ir para Verona, no entanto o voo será à noite, pelo que chegarei a Milão lá para as 23h00. Como é que funcionam por lá os transportes à noite? É pacífico? Estive a ver a trenitalia e não consigo arranjar um comboio para essa hora... Sabe de alguma outra hipótese para chegar a Verona?

Já me disseram que Verona é relativamente fácil de ver a pé e em pouco tempo, existem transportes para ir ver o Lago di guarda e outras localidades por ali perto? E sabe os preços?

obrigada desde já e continuação de boas viagens!
Diana

Margarida disse...

Olá Diana

Chegando a Milão a essa hora o melhor é ficar num hotel perto da estação central,de onde pode apanhar o comboio para Verona na manhã seguinte.
O hotel em que eu fico sempre que chego tarde a Milão é o Hotel Berna,que fica a 5 min a pé da paragem do autocarro que sai do Aeroporto de Malpensa para a estação central( pode ver os horários e toda a informação no link directo que eu tenho no meu outro post sobre Verona),mas há imensos hoteis naquela zona.

A melhor maneira de chegar a Verona é mesmo de comboio e a cidade é fácil de ver a pé.Da estação ao centro ainda são uns 10 min de taxi ou autocarro mas depois é tudo perto.

Em relação ao transporte de Verona para os Lagos não lhe sei dizer porque quando fui a Verona foi mesmo só para a cidade e quando fui aos Lagos nem passei em Verona.De qualquer maneira acho que essa época não será a melhor para visitar o Lago de Garda nem os outros(Como e Maggiore)que são lindíssimos, mas no Verão!
A estação de comboios de Verona tem ligações rápidas com muitas outras cidades italianas como Pádua,Veneza ou até mesmo Florença e Bolonha.Na minha opinião,se não quiser ficar só em Verona o melhor seria dar um pulinho a qualquer umas das outras cidades lindas do norte de Itália.

Diana Bértolo Vitorino disse...

Olá Margarida,

muito obrigada pelas informações. Realmente o melhor talvez seja mesmo arranjar um voo que chegue mais cedo a Milão, logo verei o que consigo arranjar... Em último caso terei de viajar até ao aeroporto de Oria Al Serio e daí apanhar transporte para a Stazione Centrale. Pelo caminho talvez vá a Bergamo que fica perto do aeroporto. São opções que terei de ponderar..
Entretanto tive de mudar a viagem para Dezembro e estou a pensar dar um saltinho a Veneza num dos dias, apanho um comboio e vou à aventura. Sabe-me dizer quanto tempo demoro da Estação de Porta Nuova ao centro e qual o preço?

Muito obrigada!
Diana B.

Margarida disse...

Diana

Da estação de Verona ao centro são menos de 10 min de taxi e custa cerca de 8 eur.Eu nunca fui de autocarro por isso não sei o preço,mas sei que partem mesmo em frente á estação.
Se for por Bergamo vale a pena visitar a cidade que é mto bonita.Veneza é a cerca de 1h e meia de Verona e para mim é a cidade mais bonita de Itália em qualquer época do ano!

Diana Bértolo Vitorino disse...

Olá Margarida,

irei sem dúvida ponderar a hipótese de ir a Bergamo, até porque estou a pensar fazer uma loucura com os voos =) Quanto a Veneza já está mais do que decidido que iremos passar lá um dia, que sempre foi uma cidade que desejei conhecer. Alguma sugestão a nível de transportes? Reparei que os comboios da Trenitalia param em Veneza Mestre. Daí é pacifico apanhar transporte para a ilha, certo?
Muito obrigada pelas indicações, foram preciosas!

Um beijinho
Diana B.

Margarida disse...

Diana

São poucos os comboios da trenitalia que param em Veneza Mestre.A maioria vai até Veneza Santa Lucia,que é a estação final e é mesmo em Veneza,no Canal Grande.A saida principal da estação dá directamente para uma rua que ladeia o Grand Canal.A partir daí já não há nenhum meio de transporte que não sejam barcos.Pode apanhar o vaporetto,que é uma espécie de autocarro aquático...hehe... ou vai a pé! São cerca de 20 min até á Praça de São Marcos!
Bjs

Anónimo disse...

Incredibly good post.I just came across upon your website with wanted to tell that I've especially enjoyed browsing your page posts.After all I'll be subscribing to your rss feed furthermore I wish you compose again soon!

In conclusion , permit me thank you for your tolerance with my English as (I am certain you have become aware this at this moment ,), English is not my principal tongue as a result I am using Google Translate to figure out how to jot down what I genuinely have in mind to say.

Jéssica disse...

Olá, sou de campinas/sp. Tenho muuuuuuita vontade de visitar o pais de Gales! Ví suas fotos e imagino que tenha sido uma experiência incrível! É um pais fácil em termos de acessibilidade? E em termos financeiros?

Muito obrigada, passe bem.

Margarida disse...

Olá Jessica

O País de Gales é realmente muito bonito! O acesso é fácil tanto de carro como de comboio. Em termos financeiros é como qualquer outro lugar da Europa... é possivel fazer uma viagem gastando menos ou mais conforme o orçamento que se tenha...depende sempre das escolhas!

AS VIAGENS DE MARGARIDA