AÇORES...as mais belas ilhas do Atlântico...

Os Portugueses devem aos seus navegadores a descoberta de algumas das mais belas ilhas do Atlântico, mais precisamente das nove lindissímas ilhas que constituem o arquipélago dos Açores! Eu ainda só tive oportunidade de conhecer duas, São Miguel (a maior e mais povoada) e Santa Maria (umas das mais pequenas mas nem por isso menos bonita). As outras sete, Ilha Terceira, Pico, Graciosa, Faial, São Jorge, Flores e Corvo continuam na minha " wish list". É difícil descrever por palavras o que a natureza fez nos Açores e as fotos também não conseguem fazer justiça a tanta beleza, por isso o melhor mesmo é ir lá ...de preferência antes que sejam descobertas novamente, quase VI séc. depois, por Ingleses, Alemães e Japoneses, que por agora ainda se vêm pouco ...Chiuuuuuu!...temos que manter este segredo bem guardado... Ilha de São Miguel...a maior e mais povoada...a sua capital, Ponta Delgada, merece um post só para ela!
Ilha de São Miguel perto da localidade de Vila Franca do Campo, de onde partem os barcos para a observação das baleias...
As flores características da ilha, as hortênses, estão por todo o lado e são de todas as cores...eu adorei as brancas e as azuis...

Lagoa das Furnas em São Miguel...perto da localidade com o mesmo nome e onde se faz o famoso "Cozido das Furnas".O Cozido é um prato típico em que a carne, as batatas e as couves são cozinhadas em grandes caçarolas colocadas em buracos escavados na terra. A temperatura subterrânea é tão elevada que consegue cozer todos os ingredientes como se fosse num fogão!



Lagoa das Sete Cidades...de cor amarelo-esverdeada devido à quantidade de algas que a habitam...
Lagoa do Fogo em São Miguel, de cor azul intensa...um dos locais que até hoje mais me impressionou...

Baia de São Lourenço na Ilha de Santa Maria...ilha de casinhas brancas e praias de areia fina, paraíso dos mergulhadores...


Maia, Ilha de Santa Maria...aldeiazinha encantadora no sopé da montanha, literalmente em cima do mar...comemos lá um peixinho grelhado de chorar por mais...

22 comentários:

Camila Navarro disse...

Margarida, amei as flores azuis! Pelo jeito são comuns pela ilha, né? Beijos!

Margarida disse...

Camila

Sim,as flores são lindas!São muito comuns na Ilha de São Miguel e há de muitas cores.Por acaso só coloquei fotos das azuis mas as brancas e roxas também são incríveis!

Beijos

Anónimo disse...

Belo lugar Margarida!!
Fiquei muito curiosa sobre o assado de Furnas, deve ser uma comida deliciosa, e digamos bem diferente... assar no buraco é digamos, algo beeeeeeem diferente!!!

Mas Acores deve ser realmente lindo!!!

Beijos

Anónimo disse...

As hortências estão divinas!!!

Margarida disse...

Carol

Acho que os Açores são o local ideal para vc!Muita natureza,boa comida e possibilidade de muitas actividades radicais...hehe

O cozido das Furnas é realmente original...sabe que se consegue mesmo ver o fumo saindo dos buracos onde colocam as caçarolas!Como são ilhas vulcânicas têm inclusivé pequenas lagoas de água quente natural onde as pessoas tomam banho e as " fumarolas",que são pequenos poços onde sai o fumo do interior da terra estão por todo o lado...

As flores são um encanto!É incrível fazer uma viagem de carro por entre aquela enorme quantidade de hortências coloridas!

Beijos

Anónimo disse...

Nossa... quanta coisa linda! Nnca imaginei Açoures dessa forma... na verdade, comecei a aprender mais sobre essas ilhas depois que me mudei pra o Canada. Aqui os Açourianos são muitos e o sotaque deles... ai... difícil de entender as vezes.
A paisagem é deixar a gente babando!
Bjs,

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Ops... açores e não açoures eheheh

Margarida disse...

Mirella

Açoures é Açores com sotaque...hehehe...nós aqui no continente também temos muitas vezes dificuldade em perceber o que eles dizem!
Os Açoreanos emigraram principalmente para os Estados Unidos e Canadá,por isso deve haver muitos por aí mesmo!!
Se tiver oportunidade de lá ir um dia pode ter a certeza que vai adorar...é lindo demais!

Bjs

Anónimo disse...

Oi Margarida
Sabe que eu sempre tive muita curiosidade para conhecer os Açores, pq uma das minhas cidades preferidas no Brasil, Florianópolis, foi colonizada por açorianos e tem muita coisa por lá que nos remete aos Açores como a arquitetura e a culinária.
Eu já tinha ouvido falar tb desse assado no buraco, mas disseram que o cheiro de enxofre é fortissimo... É verdade?
Bjs

Margarida disse...

Luisa

Já ouvi dizer que Florianopólis é uma das cidades mais bonitas do Brasil,mas não fazia ideia que tinha sido colonizada por Açoreanos!Então mais um motivo para ir aos Açores...

O fumo que sai dos buracos onde são colocados as caçarolas para fazer o cozido,tem realmente um cheiro a enxofre,mas não é muito intenso!
Este é um prato típico da Ilha de São Miguel,mas todas as outras ilhas têm a sua culinária própria com as mais variadas comidas típicas!
Além de toda a beleza natural os Açores têm tb uma das poucas cidades portugueses que são património mundial da Unesco,Angra do Heroísmo na Ilha Terceira!
Tem que colocar os Açores na wish list...tenho a certeza que vai gostar muito!

Bjs

Chris disse...

Eu preciso mesmo conhecer melhor Portugal. Está nos planos... quem sabe no ano que vem? :-))) bjo!

ROADRUNNER disse...

Que saudades deste paraíso na Terra, ou melhor no mar!
Já viajei alguma coisa, mas ainda não consegui encontrar nada que se comparasse aos Açores em termos de beleza natural.
Creio que não deve perder a oportunidade de visitar o Pico, e se possível por lá ficar alguns dias. É fantástico! Juntamente com S. Miguel são as minhas ilhas escolhidas. Também, para além destas só conheço o Faial (também lindissimo), aliás como serão todas as restantes ilhas.
Tenho um pequenino sonho de um dia poder passar uma semana seguida no Corvo, deve ser uma sensação única.

Saudações do Roadrunner!

Margarida disse...

Roadrunner

Tem razão...todas as ilhas devem ser lindíssimas,cada uma á sua maneira!Eu da próxima vez gostava de ir á Ilha Terceira ao Pico e ao Faial.
Também gostei imenso de Santa Maria...não sei porque é uma das menos visitadas!É encantadora com as suas casinhas brancas,praias e enseadas.A Praia Formosa é uma das mais bonitas que eu já vi em Portugal!

Abraços
Ps:Essa ideia de passar uma semana no Corvo é bem original!

Marcio Nel Cimatti disse...

Lindas Flores!!!

As cores são demais!

Abs!

Margarida disse...

Marcio

Eu adoro flores coloridas!As mais espectaculares que vi até hoje foi no Keukenhof que vc bem conhece e que estão fantásticas nas fotos lá no seu blog!

Bjs

Anónimo disse...

Oi Margarida!!

Tenho um pr~emio pra você lá no blog!!!

Beijos

SÍLVIA OLIVEIRA disse...

Jeuiscristim! Que lugar estupendo! Estive várias vezes em Portugal (por conta do doutorado que fiz na Espanha) e nunca me dei ao trabalho de dar um "pulinho" em Açores. Depois destas fotos e do relato... vou para lá! Bjs!

Margarida disse...

Silvia

Vá mesmo...é muito lindo e completamente diferente do resto do país!Além das paisagens deslumbrantes,diferentes de ilha para ilha,vive-se sem stress por lá...optimo para umas férias de descanso e paz!

Bjs

Teresa disse...

fantástica reportagem fotográfica da Ilha de S. Miguel e santa maria:) parabéns!!!
Sou açoreana, portanto da-me sempre prazer ver que alguém gostou de conhecer as ilhas:)

Bjs

Margarida disse...

Teresa

Obrigado pelo comentário!
Os Açores são maravilhosos...só tenho pena de ainda não ter tido a oportunidade de conhecer mais algumas ilhas!!
Deve ser bom morar num local de tão grande beleza...

Bjs

Sartenada disse...

O Margarida. O seu adorável post trouxe à minha mente muitas lembranças. Há muitos anos quando passamos nossas férias lá. Suspiro.

Margarida disse...

Os Açores são maravilhosos... deixam saudades mesmo! :-)

AS VIAGENS DE MARGARIDA