COLÓNIA,KÖLN,COLOGNE

Colónia é a única cidade que eu conheço com uma estação de comboios central, e super movimentada, coladinha a uma Catedral gótica com vários séculos de existência!! Já na nossa primeira passagem por esta bela cidade banhada pelo Reno, eu tinha ficado surpreendida com o facto de a maior e mais famosa Catedral alemã estar literalmente "enclausurada" entre uma estação de comboios, lojas de recordações para turistas, hotéis, restaurantes e museus!!Chegámos no "ICE" que numa hora nos transportou a 300 km/h de Frankfurt a Colónia e, finalmente, no penúltimo dia da nossa viagem, o sol estava radioso apesar do friozinho típico dos países da Europa Central! Corremos a pôr as malinhas no Hopper St Antonius, um pequeno hotel muito original, com funcionários jovens e muito simpáticos, que ficava a 5 min a pé da estação!Como era Domingo de Páscoa o comércio estava fechado, por isso o nosso destino foi uma animada feira de antiguidades à beira rio,perto do Museu do Chocolate, e o GRANDE Museu Ludwig, um "must" para quem gosta de arte contemporânea e um dos mais famosos do género na Europa! O outro "must" é o Wallraf-Richartz Museum, de arte moderna e do renascimento, mas que já tínhamos visto na nossa primeira visita há 4 anos, assim como a Fábrica de Perfumes mais antiga do Mundo, fundada em 1709 por Johann Maria Farina. Foi nesta fábrica que se começou a produzir o perfume "Eau de Cologne"(Água de Colónia), cujo nome foi dado por Johann Farina, em homenagem à sua cidade. No decorrer do sec XVIII a família Farina era a fornecedora oficial de perfumes das principais casa reais da Europa, incluindo a Portuguesa. Hoje a oitava geração desta família continua a produzir a "Eau de Cologne"segundo a sua receita original!
Colónia é uma cidade cheia de lindas praças e ruas estreitas com edifícios coloridos. A zona que ladeia o rio Reno é fantástica,com muitos cafés, restaurantes e esplanadas. É bom sentar por ali a ler um livro, comer um gelado ou simplesmente apreciar os barcos de cruzeiro que passam cheios de turistas!
Quem visitar Colónia com tempo não pode deixar de ir também a Bona(meia-hora de comboio), antiga capital da República Federal da Alemanha e cidade natal de Beethoven, uma cidade pequenina e encantadora, mas menos conhecida, ofuscada no brilho da sua esplendorosa vizinha!!
Terminámos o dia com um belo jantar num restaurante com uma vista fantástica para a Catedral e pensámos que, sem dúvida, voltaríamos a Colónia novamente,até porque segundo um famoso provérbio popular português...não há duas sem três!!
Praça em frente á Estação Central...primeira vista da Catedral para que chega de comboio!
A maior Catedral gótica da Europa começou a ser construida em 1248,mas só foi concluida entre 1842 e 1880,sobrevivendo á quase total destruiçao da cidade na II Guerra Mundial



Comendo um lanchinho á beira-rio...
Uma das muitas e lindas praças de Colónia com os seus edíficios coloridos de telhados em bico
O fantástico Museum Ludwig...para quem gosta de expressionistas,surrealistas e pop arte americana assim como muitas esculturas!! O incrívelmente charmoso café do museu...tivemos direito a um recital de piano e violino enquanto tomávamos um chá e saboreávamos uma tarte deliciosa...Principal rua comercial de Colónia...4 anos antes em 1 Setembro de 2004!
Francisco ainda mais pequeno que a mamã mas já muito viajado! Colónia...um encanto!

20 comentários:

Chris disse...

Que delícia de lugar, Margarida! Lindas fotos... bjo!

Margarida disse...

Obrigada Chris!
Tem que vir passear aqui na Europa par ver quantos lugares lindos temos por cá!
A Julia está crescendo??
Bjs

Anónimo disse...

Esta catedral é absurdamente esplendorosa! Magnífica! De uma grandiosidade, que encheu meus olhos! Alias, que lugar belíssimo.

Obs: Adorei a descrição da foto do Francisco. Que bonitinho...

Margarida disse...

Carol

A Catedral é tão grande que quase não cabia na foto...hehehe...e o interior é lindíssimo também!!
Tem que deixar os paraísos tropicais e vir cá para o friozinho...hehe

Aguardo o post sobre Curitiba,mas já decidi...quando voltarmos ao Brasil vai ser a primeira paragem!!

Mil beijos

Fê Costta disse...

Uau, sem comentários para a Catedral de Colonia! Simplesmente monumental!!! Estou pretendendo ir à Bruxelas em setembro e se calhar, gostaria de ir até Colonia, que está pertíssimo!

Bjs pra vc! :)

Margarida disse...



Ir a Colónia é uma boa ideia...vale muito a pena e é mesmo perto de Bruxelas!Nós passámos por lá a primeira vez durante uma viagem á Holanda e Belgica!A catedral é incrívelmente grandiosa,mas o resto da cidade tb vale a visita!
Já que vai estar tão perto,
não deixe tb de ir a Antuérpia e Bruges,na Belgica...Antuérpia é uma cidade muito bonita e animada e Bruges é super romântica...

Bjo

Anónimo disse...

Adorei visitar Colonia com vc! Cai na besteira de ir a Colonia com uns amigos alemães que moram em Dusseldorf e visitei tudo, menos os pontos turisticos! :)

Ah, eu conhecia a versão italiana do provérbio, não sabia que existia em português.

Bjs

Margarida disse...

Luisa

Não me diga que nem conseguiu comprar um frasquinho da famosa água de Colónia??Nem um museuzinho??Nem sentar um bom tempo dentro da Catedral apreciando toda aquela grandeza??Bom...tem que voltar lá sem os amigos...só como turista mesmo...hehehe

Não existe este provérbio no Brasil?Como se diz em Italiano??

Bjs

ROADRUNNER disse...

Não estive muito tempo em Colónia, apenas algumas horas (4 ou 5), mas tive tempo para subir as centenas de degraus até ao topo da catedral e apreciar a deslumbrante vista da cidade, atravessada pelo Reno, ao som ensurdecedor das badaladas dos sinos e com a temperatura a rondar os 0º.
Também eu iria na altura utilizar o ICE, mas com destino a Amesterdão.
Lembro-me que na altura em que lá estive tinham passado 2 meses sobre o 11 de Setembro e a paranóia com os atentados estava no máximo. Vivi até uma cena caricata no aeroporto Konrad Adenauer (não sei estará bem escrito) no controle do raio x que ainda hoje me faz coçar a cabeça.
Ah! E lembro-me da melhor salsicha no pão que comi até hoje na Alemanha, justamente comprada numa roulotte junto à catedral, talvez não por ser mesmo a melhor, mas porque foi a que me soube melhor até hoje comida em terras bávaras. O motivo: estava com uma fooooome!
Saudações do Roadrunner!

Margarida disse...

Roadrunner

As salsichas compradas nas roulottes na Alemanha têm mesmo um sabor especial...seja em que cidade for...hehehe
Desta vez tb comemos uma em Colónia,na tal feira de antiguidades que por lá havia no Domingo de Páscoa...

Tem que voltar com mais tempo a Colónia porque na verdade é uma cidade com muito para ver!!

Abraços

Anónimo disse...

Margarida, a Catedral eu consegui visitar sim... Achei um trambolho pra ser sincera, mas fiquei feliz de poder visitá-la...
A desvantagem dos amigos é que eu nao visitei nenhum museu, nem comprei água de colonia... mas teve a vantagem de que conheci todas as cervejarias da cidade!! E você tem razão, vou ter que voltar sem os amigos (acho que em novembro, eu volto!)

Eu não conhecia esse ditado no Brasil... De repente até existe, mas eu nunca tinha ouvido falar... Em italiano se diz "Non c'è due senza tre"

Bjs

Margarida disse...

Luisa

Acho que o problema é que a Catedral é demasiado grande para o espaço que ficou depois de terem construido os prédios em volta e a estação de comboios!!Em muitas outras cidades com grandes catedrais como Milão por exemplo,há sempre uma praça enorme em frente,o que dá muito mais brilho á própria Catedral!!

As cervejarias eu não conheço...é o que dá viajar com crianças...hehehe

O ditado fica bem também em Italiano...

Bjs

Anónimo disse...

Margarida!

Curitiba é muito bonita, mas quanto ao frio... por aqui faz muito também... já dá pra bater o queixo, mas acredito que o frio daí deve ser beeeeeeeeem mais gelado!! Ui!

Beijos

Margarida disse...

Carol

O friozinho faz as pessoas mais fortes...hehehe...não é por acaso que nos países frios que a esperança de vida é maior...

Tenho a certeza que Curitiba é linda...e as fantásticas praias de Santa Catarina que me aguardem...
Não vale é tentar engordar-me com as comidinhas boas aí da região senão vou ficar uma bolinha e a parecer mal no fato de banho...

Mil beijinhos

Auréola Branca disse...

Minha preferida? A Catedral gótica!!!

Abraços...

Margarida disse...

Auréola Branca

É bonita sem dúvida...identifica Colónia na Europa e no Mundo...

Abraços

Anónimo disse...

Destinos esplêndidos os seus, Margarida! Vejo e revejo as suas fotos porque são magníficas.
Beijinho
Ana Laura

Margarida disse...

Ana Laura

Obrigada!Volte mais vezes...tenho ainda muitos destinos para colocar aqui no Blog!!O seu gosto pelas viagens tem que começar a ser posto em prática...hehehe...depois o difícil é parar!!


Beijinhos

ERC disse...

Olá Margarida! Gostei bastante do seu blog, pois interesso-me bastante pelo tema: viajar... estava a pesquisar algo para a minha proxima viagem á Alemanha e encontrei-a... Obrigado pelas imagens e dicas... tb tenho 2 blogs se quiser visitar: um de viagens e outro profissional... http://portuguesetraveller.blogspot.com/

Margarida disse...

Olá Eurico

Obrigado pela visita e pelo comentário!
Algumas das minhas viagens á Alemanhã foram feitas antes de ter máquina digital,e por esse motivo só tenho posts aqui no Blog das viagens mais recentes...é um país lindíssimo,dos mais organizados e limpos que eu já tive oportunidade de conhecer!Espero que faça uma óptima viagem até lá...
Vou já dar uma espreitadela ao seu Blog...

Um abraço

AS VIAGENS DE MARGARIDA