Férias de Verão 2007.....Normandia,Bretanha, Castelos do Loire e Paris


Estas férias de verão fomos para França nomeadamente para a Normandia, Bretanha e Vale do Loire. Houve tempo ainda para dar um saltinho a Paris e apresentar a "Cidade Luz" ao nosso Francisco.
Esta viagem era, sem dúvida, um sonho antigo que agora conseguimos concretizar e valeu bem a pena. Começámos em Honfleur, pequeno porto da Normandia, com uma bela e pitoresca marina, casas normandas da idade média, ruelas de comércio abundante e especialmente cheia de galerias de arte, de pintores locais e outros. Na terra natal de Boudin, grande mestre da pintura com um museu que lhe é dedicado, os artistas de Honfleur merecem uma visita assim como os seus ....restaurantes! Com "base" em Bayeux (não perder a famosa tapeçaria!), primeira cidade a ser libertada pelas tropas aliadas após o desembarque, visitámos os memoriais de guerra, algumas praias do desembarque, cemitérios militares e aldeias, vilas e cidades da região, como Caen, que depois de totalmente destruída pelos bombardeamentos agora se mostra linda e acolhedora (belíssimo castelo e um museu memorial enorme!). A II Grande Guerra aconteceu à menos de setenta anos. Parece-nos já, a todos nós, apenas um episódio longínquo da humanidade. O convívio de perto com esta realidade muda-nos a forma de a encarar. A visita aos cemitérios é comovente! Milhares de cruzes alinhadas em campos perfeitamente tratados, verdes e lindos, lembram-nos que os verdadeiros heróis daquela guerra, descansam ali...em paz! Vieram libertar-nos dando-nos o seu futuro pelo nosso, em liberdade. Não há nada mais nobre que isto! Render-lhes homenagem é um dever que não exigiram mas que lhes devemos!
Quero aqui destacar uma das maiores atracções turísticas mundiais: O Mont Saint Michel! Ficamos verdadeiramente espantados com aquele monumento erguido no cimo de um rochedo após a visão do Arcanjo Miguel por um monge ! Bendita a hora! De longe, de perto, no seu interior, de todos os ângulos, é estupendo! Fomos de dia, voltámos à noite, voltámos de novo de noite e de novo de dia! Uma peregrinação de respeito, neste caso, pela obra do homem em nome de Deus!
A passagem pela Bretanha, com melhorias sensíveis do clima, foi muito relaxante e aprecíavel. Paisagens magníficas, em particular as de mar, praias muito bonitas e extensas, um povo simpático e acolhedor, gastronomia rica e variada,(terra dos crêpes e das ostras) deixaram-nos uma vontade enorme de lá voltar para apreciar com mais calma.
De seguida visitámos o Vale do Loire, rico em história, com seus castelos e lugares. Dos castelos sumptuosos e ricamente recheados destaco, com dificuldade, o de Chambord, sumptuoso, um palácio Real, residência de vários monarcas, no centro de uma propriedade do tamanho de Paris. Vilançay, casa de Mr. Talleyrand (homem que dividiu a europa depois das guerras de Napoleão) e das cozinhas do mestre Carême, Chenonceau da Catarina de Médicis, mãe de três reis de França, Villandry e os seus jardins, Chiverny há 500 anos na mesma família, Amboise de Ana da Bretanha e último lugar de Leonardo da Vinci, todos eles merecem uma visita que nos centra na história dos últimos cinco séculos de França, da Europa e do Mundo!
Tivemos, finalmente, tempo para uma curta passagem por Paris. Com bom tempo Paris apresentou-se cativante. Os Champs Elysées carregados de pessoas a passear, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, O Sena, a Opèra, O Louvre, o metro,......PARIS!!!!


9 comentários:

Chris disse...

Que legal! Boa viagem!

Anónimo disse...

Margarida, tudo bom? Já que você é nossa correspondente em terras lusitanas, eu queria fazer uma pergunta...

É o seguinte, estou pensando em passar o Reveillon em Funchal, na Madeira. O que você acha? Eu vi na TV e li que os fogos são lindos e que a festa é muito animada. Estou receoso com o tempo, será que é frio? Será que pode chover muito?

Margarida disse...

Olá Jorge
Já regressou de Roma e já está pensando em nova viagem...eu também sou assim,sempre planeando a próxima!!
A Madeira é linda em qualquer época do ano,mas principalmente no Reveillon.Os fogos são mesmo fantásticos e o tempo é sempre bom(temperatura cerca de 20 ºC) e nunca chove muito!!Acho uma optima ideia!!!
Se precisar de mais alguma dica sobre o Funchal e o resto da ilha é só escrever!
Nós estamos planeando uma ida aos Alpes Italianos!

Margarida disse...

Jorge,
Esqueci de dizer que a Madeira é super procurada no Reveillon,por isso se quiser mesmo ir tem que planear e decidir rápido...senão não vai conseguir nem um quartinho para ficar!!!

Anónimo disse...

Olá Margarida, obrigado!

Vou correr pra definir minhas férias... Passagens eu vi que ainda tem, vou procurar um hotel então. Obrigado pela resposta...

Anónimo disse...

Obrigado mais uma vez, Margarida! Vou olhar o TripAdvisor sim. Acho que a partir do mar não vai ser muito fácil, estaremos com a Clara e ela ainda é pequenininha. Acho que de algum ponto da baía onde a gente possa ficar com o carrinho dela pode ser uma alternativa.

E o Francisco? Doze anos... Ele já esteve no Brasil? Até breve,

Margarida disse...

Sim,O Francisco já tem 12 anos!Mede 1,70 m e é maior do que eu!
Sim já estivemos algumas vezes no Brasil e gostámos muito...principalmente dos brasileiros e da comidinha!
Se quiser visitar o Francisco vá a www.francisconobre.blogspot.com
Talvez seja realmente melhor ideia ver o fogo da baía,os hoteis costumam organizar deslocações até aos locais onde se tem melhor vista!
Costumamos encontrar muitos brasileiros durante as nossas viagens aqui na Europa ( uma das ultimas vezes foi num concerto em Viena no fim-de-ano)e ficamos sempre muito contentes por ouvir falar Português onde menos esperamos!
E ainda cá temos o "Filipão"!!!

Fernanda C. disse...

Olá Guida
Espero td esteja bem ctg. Enviei-te 1 mail pro sapo e não sei se vis-te.Se puderes dá noticias: fernandagraca@sapo.pt
Beijinhos
Fernandinha

Margarida disse...

Fernandinha
Tentei mandar-te duas vezes uma mensagem para o mail que deixaste mas vieram devolvidas!
Talvez haja algum problema com a tua caixa de correio.
Beijinhos
Guida

AS VIAGENS DE MARGARIDA