Milão,Milano,Milan

O fim-de-semana perfeito para mim:apanhar um aviãozinho da Easyjet com destino a uma cidade fantástica num não menos fantástico país...ficar instalada num hotel perfeito a 100 m de uma das mais belas catedrais da Europa...deambular por entre avenidas,ruas e ruelas com dezenas de lojas das minhas marcas preferidas...visitar museus e galerias de arte...jantar em excelentes restaurantes e finalmente assistir a um concerto numa das mais famosas salas de concertos do mundo...

Et voilá...Milano!



Il Duomo de Milão,é uma das maiores e mais belas catedrais da Europa. Iniciados em 1386,os trabalhos de construção prolongaram-se por vários séculos! A sua arquitectura resulta da fusão de vários estilos,do gótico ao barroco. Na mais alta das 135 agulhas da catedral está a célebre Madonnina(4m de altura),a estátua que é o símbolo da cidade,coberta com 33 folhas de ouro!


Subindo ao telhado da catedral...por entre uma floresta de pináculos e estátuas...

Vista Da Piazza del Duomo desde o telhado da catedral


A riqueza da fachada exterior dá lugar a um interior de uma sobriedade surpreendente. Imenso, divide-se por 5 naves, separadas por 52 colunas e iluminada por lindos vitrais!


Entrada da Galleria Vittorio EmanueleII... foi concebida em 1864 por Giuseppe Mengoni,para ligar a Piazza del Duomo á Piazza della Scala e á Via Manzoni. Enormes arcadas cobertas por uma incrível cúpula de vidro,alberga lojas e restaurantes e até um café Gucci...um café com marca sabe melhor...

Não comprámos um carro!!! Só um relógio... muito pequenino! Foi só para ter o saco! Nem roupa na Versace...Mas entramos para ver...Bons tecidos!

Para uma verdadeira fã de tudo o que é "Made in Italy" a Via Monte Napoleone ,Via Sant´Andrea e Via della Spiga são o verdadeiro paraíso... Corso Vittorio Emanuele II...e as compras continuam...

Este não comprámos...ainda...hehe

Pinacoteca di Brera...aqui se encontram algumas das maiores obras de arte Italiana do séc XV ao séc XX. Alberga também a Accademia di Belle Arti e fica situada no coração do famoso bairro de Brera. A presença de estudantes de arte contribui para aumentar a animação deste bairro,onde os cafés , restaurantes, galerias de artes e lojas de antiguidades dão um clima muito especial ás suas ruas estreitas!


Um dos motivos que me levou a Milão...ver a grande obra de Leonardo da Vinci! Foi sobre as paredes do refeitório do antigo mosteiro da Igreja de Santa Maria della Grazie que Leonardo da Vinci pintou a sua célebre Última Ceia. Depois de estar fechada ao público durante muitos anos para restauro reabriu em 1999 e desde então só pode ser vista mediante reserva prévia com várias semanas de antecedência e por cerca de 20 pessoas de cada vez! Nós fomos alguns dos afortunados que puderam ver esta emocionante obra ao vivo!www.cenacolovinciano.it

Castello Sforzesco...construido como fortaleza em 1368,o castelo dos Sforza foi parcialmente demolido em 1447 durante a Républica Ambrosiana. No entanto Francesco Sforza e o seu filho Ludovico, recuperaram e converteram o castelo numa das mais magníficas cortes da Itália renascentista,com convidados como Bramante e Leonardo da Vinci! Actualmente abriga numerosos museus com importantes colecções de esculturas,artes decorativas e um museu de instrumentos musicais. Entre as esculturas pode admirar-se a Pietá Rondonini, última obra (inacabada)de Miguel Ângelo.


Vista nocturna da Piazza del Duomo e Galleria Vittorio Emanuele...

Teatro alla Scala...foi inaugurado em 1778 com uma opera de Antonio Salieri, tornando-se célebre em todo o mundo pela qualidade excepcional da sua acústica e pelo seu público exigente!Rossini,Verdi,Puccini entre tantos outros estrearam aqui as suas obras-primas. Destruído durante a II Guerra Mundial renasceu das cinzas e reabriu em 1946 com o regresso do seu grande chefe de orquestra, Arturo Toscanini. Tem uma capacidade total para mais de 2000 espectadores.

Francisco acompanhando a mamã num serão musical numa sala histórica a mais de 2000km de casa!

16 comentários:

JCV disse...

Milão! Cidade do dinheiro. Cidade do luxo. Enfim! A que distância estamos nós deste País. Sem Governo...governa-se. Portugal. Com Governo...governam-se!
Um Abraço
JCVAZ

Anónimo disse...

Obrigado pelo comentário!Gostei muito.Foi pena não nos termos encontrado em Milão para uma macarronada!!!
Estive a pensar e o melhor era mudarmos o Olivais para lá...assim sempre podiamos disputar torneios pela Itália fora!!!Sempre era melhor do que ir para a Carapinheira!!!
Margarida

Fê Costta disse...

Nossa, que viagem incrível! Adorei Milão e não imaginava que fosse tudo isso!! Adorei mesmo!

Grande beijo! :)

Patricia de Camargo disse...

Margarida, como foi a visita à "última ceia"? Você fez a visita didática?

Margarida Nobre disse...



Milão supera as espectativas!!Tem tudo isto e muito mais...e está a meia-hora dos lagos(Como e Maggiore),que são lindos de morrer..hehe

Beijos

Margarida Nobre disse...

Olá Patricia

Nós não fizemos a visita com guia.Comprámos os bilhetes no site que está indicado aqui no Blog,e que tem todas as informações.Escolhemos o dia e a hora(comprámos com bastante antecedência) e entrámos junto com as outras pessoas do grupo(no max. são 25).Depois de entrar temos cerca de 15 min para estar dentro da sala e olhar com calma para aquela parede enorme com a representação da Última Ceia e apreciar todos os detalhes!!Posso dizer-lhe que para quem gosta de Arte como eu é verdadeiramente emocionante!

Bjs

carolwieser disse...

Deslumbrante Margarida...

Que pena que não compraste um carro novo...hehehe, tentador ein?
Lindo lugar, beleza rara! Essas catedrais são realmente monumentais. Grandiosíssimas. Amei.

Leonardo da Vinci sabia onde se inspirar ein?

Beijos

Michel disse...

Oi Margarida, obrigado pela visita no blog e pelos parabéns!!!
Mesmo longe do Brasil, dos amigos e da família, comemorei em alto-estilo com a esposa e os novos amigos!!!

Quanto a idade, sem neura!! Importante é saúde e felicidade.. o resto é questão de tempo :)

A realidade Brasil x Suíça é realmente muito distinta.. mas a alegria e a vontade de viver que vemos nos brasileiros já falta muito por aqui.. muito dinheiro, ganância e comodidades também portam depressão e revolta.

Estou a uns 100km de Milão, tive algumas vezes por lá mas tenho que voltar e aproveitar as tuas dicas!!

Darei sempre uma passada no teu blog!! Com certeza..
Beijo, muita paz e boas viagens!!!
Michel
http://rodandopelomundo.wordpress.com

Margarida Nobre disse...

Carol

Anotou no caderninho??
A pior parte de um fds em Milão é mesmo resistir ás compras...hehehe

Beijos

Margarida Nobre disse...

Michel

Tem razão...a alegria de viver e boa disposição dos Brasileiros é única!!
Espero que continue a aproveitar o que a Suiça e a Europa têm de bom...mesmo com saudades do seu Brasil!

beijos
PS:Não esqueça de ir passando por aqui!

Patricia de Camargo disse...

Margarida te perguntei porque estou pensando em visitá-la, e as vezes as visitas guiadas são horríveis, por exemplo no Prado já peguei uma visita sobre Bosh que foi tão tediosa que eu adoro o homem, quase dormi!!!
Beijos e obrigada pelas dicas

Margarida Nobre disse...

Patricia

Eu acho que as visitas guiadas são úteis mas apenas em determinadas ocasiões!Por exemplo nós fizemos a visita guiada ao Palácio dos Doges em Veneza e valeu muito a pena!No caso da Última ceia não se justifica, porque a beleza da obra de Leonardo da Vinci não precisa de explicação e a história está nos livros!

Beijos

Thiago disse...

Olá Margarida,

Primeira vez que passei aqui no blog, mas já achei show o post sobre Milão, fora as fotos que só comprovam o quanto essa cidade é uma das melhores cidades do mundo para o turismo.

Espero visitar mais vezes e aguardo visitas suas também no meu blog.

Abraços

Margarida Nobre disse...

Olá Thiago

Obrigada pela visita!
Eu também acho Milão uma cidade fantástica com muito para oferecer aos visitantes!Está no meu top 10 das cidades preferidas!

Volte sempre!

Abraços

Luisa disse...

Margarida,

Vou usar seu post como guia turístico para os amigos que vem me visitar! :) Tá completíssimo!

Ah, existe uma boa técnica para resistir às compras em Milão: basta olhar os preços! Comigo funciona que é uma beleza!

Próxima vez que incluir Milão nos seus roteiros, me avise!

Bjs

Margarida Nobre disse...

Luisa

Milão está sempre pronta a ser incluida no meu roteiro de viagens!Depois desta visita já voltámos a passar por aí quando fomos a Veneza e está previsto passar novamente depois do Natal na ida para as montanhas!Este ano vamos experimentar as Dolomites!

Sabe que eu não acho os preços assim tão maus??É que aqui em Portugal as mesmas coisas são ainda mais caras!!
O problema é que me apetece trazer tudo em vez de me contentar só com uma coisinha...hehe...na minha opinião em questão de compras Milão bate todas as outras cidades Italianas e Europeias!

Bjs
Ps:O encontro fica já combinado em Milão...ou em Coimbra!

AS VIAGENS DE MARGARIDA