Ça c`est PARIS...

E Paris é...

passear nos Champs-Elysées,ver as lojas,invejar as Japonesas ricas e tomar um café nas esplanadas...

tirar uma foto com o Arco do Triunfo como pano de fundo...

sair na estação de metro de Trocadero e "dar de caras" com a Torre Eiffel,enorme,imponente e única...

visitar o Museu d`Orsay para ver os impressionistas e as bailarinas de Degas...

visitar o Louvre para " tentar" ver a Mona Lisa e desejar ir pelo menos mais 10 anos seguidos a Paris para conseguir ver o resto...

fazer um passeio nos "Bateaux Mouches "com o nosso "mais que tudo"...

passar horas nas livrarias de St-Germain-des-Prés e á saida comer um Palmier numa das boulangeries de bairro...

atravessar as pontes da Ile de la Cité para ver a Notre Dame e pensar que todos os turistas do mundo resolveram fazer o mesmo...

ver a fantástica colecção de arte moderna e contemporânea do Centre George Pompidou...

passear no bairro do Marais,ver o Museu Picasso e deliciar-se com a tranquilidade da Place des Vosges...

subir a Montmartre,deambular no meio dos pintores de rua e entrar no Sacré-Coeur...á saída ter o previlégio de um olhar único sobre Paris...

comprar um petit cadeaux na Rue Rivoli...

descansar dos kilometros percorridos durante o dia,nos Jardins de Luxemburgo...

ir jantar ao Quartier Latin...

E Paris é...

para visitar uma...duas...mil vezes...ontem,hoje e sempre!

















E Paris é...

não pôr legendas nas fotos...pas besoin...

HONFLEUR...L’inspiration des impressionnistes

A primeira referência escrita a Honfleur data de 1027. Localizada no estuário do Sena,um dos principais rios de França, foi um grande porto de defesa no séc. XV e é uma das mais belas cidades da Normandia. O seu encantador e pitoresco porto antigo, Le Vieux Bassin, caracterizado pelas suas casas revestidas de placas de ardósia, foi pintado inúmeras vezes por vários artistas, dando origem á Escola de Honfleur que contribuiu decisivamente para o aparecimento do movimento Impressionista. No séc. XIX tornou-se centro da actividade artística e local de reunião para pintores como Courbet, Sisley, Pissarro, Renoir, Cézanne, Monet e Eugène Boudin, que aqui nasceu em 1824. O encanto deste lugar continua, ainda hoje, a atrair muitos pintores contemporâneos que expõem os seus trabalhos nas dezenas de Galerias de Arte que podemos encontrar por toda a cidade. Ao colorido dos quadros nas montras das galerias, junta-se o dos arranjos de flores nas varandas das casinhas com riscas, típicas da arquitectura Normanda. Honfleur é na verdade um lugar único em França e na Europa...para mim ficou definitivamente a fazer parte da listinha dos lugares especiais...
Atelier d`Art...um dos muitos em Honfleur...





Uma das muitas casinhas floridas com fachadas riscadas...






Uma das principais ruas comerciais da cidade...para além das Galerias de Arte, muitas lojas de artesanato regional de madeira e cerâmica. Lojinhas de doces e compotas tradicionais também não faltam...huummm!

Museu Eugène Boudin...expõe muitos trabalhos do próprio artista e também de outros pintores que mostram a atracção e o fascínio que a costa da Normandia e o estuário do sena despertavam.

Igreja de Sainte-Catherine...foi construída unicamente em madeira por carpinteiros navais no séc.XV e é a maior igreja completamente de madeira existente em França.

Mercado de alimentação na praça em frente á igreja e que se realiza todos os sábados de manhã. O sino da igreja de Sainte-Catherine que se vê na foto está, curiosamente, separado do edifício principal!

Les Maisons de Lea...o nosso hotel,com uma localização imbatível mesmo em frente á Igreja e a dois minutos a pé do porto!


Le Vieux Bassin...com as suas casas de fachadas estreitas revestidas em ardósia...






Le Vieux Bassin encore une fois...e a recordação de tomar um cafézinho numa manhã de sol numa das suas inúmeras esplanadas vendo o movimento dos barquinhos entrando e saindo do porto...e de jantar num dos restaurantes "très chic" com o cais todo iluminado...et voilá!...nous y retournerons un jour!

AS VIAGENS DE MARGARIDA