
-Então,fizeram boa viagem?
-Sim,óptima,estamos a chegar de Edimburgo...
-gostaram da cidade?
-sim, é linda!
-viram o Tattoo??
Oban, 21/08/2010, na chegada ao BB:
-A viagem foi longa?
-um pouco,mas foi óptima...viemos de Glasgow...
-já foram a Edimburgo?
-sim,logo no início,voámos directamente para lá...
-e foram ao Tattoo??
Isle of Skye, 23/08/2010,conversando com a Janet e o Robin:
-para onde vão em seguida?
-vamos para Inverness e depois para Aberdeen...
-então já estiveram em Edimburgo!
-sim,e adorámos!!
-e viram o Tattoo??
E foi assim durante toda a viagem sempre que referíamos já ter estado em Edimburgo!
The Royal Edinburgh Military Tattoo é o espectáculo mais amado pelos Escoceses e não é para menos!É som... é luz... é cor...é movimento... é emoção... é, muito simplesmente, um dos mais fantásticos espectáculos a que já assisti!!
Conseguímos tirar fotos de algumas actuações , mas só ao vivo se pode sentir a emoção provocada pelo coro de milhares de vozes cantando o God Save the Queen , ou pelas imagens dos soldados britânicos em missão no Afeganistão, projectadas nas muralhas do castelo! No final todo o castelo se transformou numa gigantesca bandeira azul e branca, as cores da Escócia , e no meio de um silêncio absoluto uma voz ecoou bem alto dizendo: This is our land... this is Scotland!
Nessa altura, acho que até nós, assim como os Polacos que estavam ao nosso lado ou os Espanhóis sentados na fila da frente, nos sentimos um pouco escoceses... esse povo com uma história imensa de resistência e amor á pátria, que tem o privilégio de habitar um dos mais incríveis lugares da Europa...


O final com a presença de todos os participantes, enquanto um solista de gaita-de-foles toca nas ameias do castelo e antes do fogo de artifício que encerra o espectáculo... todos os anos mais de 200 mil pessoas assistem ao Royal Military Tattoo em Edimburgo durante as 3 semanas em que decorre... este ano eu fui uma delas e adorei!