Há sete séculos, uma geração de príncipes resistiu de espada em punho aos Reis de Inglaterra... perderam o seu território para os novos Príncipes de sangue inglês, mas conseguiram manter viva a herança dos seus antepassados Celtas! Conservam, até hoje, bem vivas as lendas e tradições do seu país e a sua língua (uma das mais antigas da Europa), o que faz com que algumas cidades e aldeias tenham nomes impronúnciáveis, escritos quase sem vogais. Que tal tentarem dizer Crwt, Llanrwt, Pwllheli, Penrhyndeudraeth ou Bryngwrar...hehehe. Difícil não é?
Uma das mais conhecidas lendas refere um nobre Galês, de nome Artur, que viveu no séc.VI e que com a sua espada "Excalibur" e a ajuda dos Cavaleiros da Távola Redonda, seus companheiros de batalha, comandou os Celtas contra os invasores saxões!
Quando se viaja de carro pelo País de Gales percebe-se que está separado de Inglaterra por fronteiras naturais montanhosas. Do lado contrário existe uma costa imensa, com praias de areais extensos, beleza agreste e uma luminosidade surpreendente para uma terra tão ao norte do continente europeu. Por todo o lado encontramos aldeias encantadoras, com lindos portos de pesca e um sem número de lojinhas de antiquários. As cidades são lindas, muito bem cuidadas, quase todas com grandes avenidas pedonais viradas para o mar.

Classificado como património da Unesco, juntamente com os outros castelos mandados construir por Eduardo I de Inglaterra, o castelo de Conwy é uma das mais importantes obras de engenharia militar do séc.XIII. As altíssimas muralhas cercam a cidade por mais de um km e protegem um largo estuário que servia de ancoradouro á frota militar inglesa.

A "Bruxinha" ao lado do Francisco vende os bilhetes para uma visita guiada ao quarto, sala e cozinha... não me lembro de ver a casa de banho!!



O Parque Natural de Snowdonia, tem a segunda maior montanha da Grã-Bretanha, do cimo da qual, em dias de céu limpo, se podem avistar as Wicklow Mountains na Irlanda. Conta-se que é algures nesta paisagem idílica que descansa o Rei Artur e os seus Cavaleiros da Távola Redonda...


Portmeirion..."One Man`s dream"... esta pequenina aldeia numa península com vistas românticas para o mar e montanhas é pouco típica do Norte de Gales... na verdade ela foi construida pelo arquitecto Galês Sir Clough Williams-Ellis em 1925 e terminada em 1975 quando completou 90 anos. Foi depois de uma viagem ao Sul de Itália que ele pensou em transportar para o seu país o estilo de jardins e arquitectura Italianos de que ele tanto tinha gostado! O resultado foi uma aldeia com praças, fontes e arcadas, tão típicas dos países do mediterraneo e tão pouco da Grã-Bretanha...






Pembroke e o seu castelo...tivemos um problema com um pneu do carro e fomos pronta, rápida e simpáticamente ajudados numa oficina de automóveis da cidade... como em todos os locais por onde passámos no país de Gales as pessoas estão sempre prontas a ajudar...





Banquinhos com vista mar...