Colónia é a única cidade que eu conheço com uma estação de comboios central, e super movimentada, coladinha a uma Catedral gótica com vários séculos de existência!! Já na nossa primeira passagem por esta bela cidade banhada pelo Reno, eu tinha ficado surpreendida com o facto de a maior e mais famosa Catedral alemã estar literalmente "enclausurada" entre uma estação de comboios, lojas de recordações para turistas, hotéis, restaurantes e museus!!Chegámos no "ICE" que numa hora nos transportou a 300 km/h de Frankfurt a Colónia e, finalmente, no penúltimo dia da nossa viagem, o sol estava radioso apesar do friozinho típico dos países da Europa Central! Corremos a pôr as malinhas no Hopper St Antonius, um pequeno hotel muito original, com funcionários jovens e muito simpáticos, que ficava a 5 min a pé da estação!Como era Domingo de Páscoa o comércio estava fechado, por isso o nosso destino foi uma animada feira de antiguidades à beira rio,perto do Museu do Chocolate, e o GRANDE Museu Ludwig, um "must" para quem gosta de arte contemporânea e um dos mais famosos do género na Europa! O outro "must" é o Wallraf-Richartz Museum, de arte moderna e do renascimento, mas que já tínhamos visto na nossa primeira visita há 4 anos, assim como a Fábrica de Perfumes mais antiga do Mundo, fundada em 1709 por Johann Maria Farina. Foi nesta fábrica que se começou a produzir o perfume "Eau de Cologne"(Água de Colónia), cujo nome foi dado por Johann Farina, em homenagem à sua cidade. No decorrer do sec XVIII a família Farina era a fornecedora oficial de perfumes das principais casa reais da Europa, incluindo a Portuguesa. Hoje a oitava geração desta família continua a produzir a "Eau de Cologne"segundo a sua receita original!
Colónia é uma cidade cheia de lindas praças e ruas estreitas com edifícios coloridos. A zona que ladeia o rio Reno é fantástica,com muitos cafés, restaurantes e esplanadas. É bom sentar por ali a ler um livro, comer um gelado ou simplesmente apreciar os barcos de cruzeiro que passam cheios de turistas!
Quem visitar Colónia com tempo não pode deixar de ir também a Bona(meia-hora de comboio), antiga capital da República Federal da Alemanha e cidade natal de Beethoven, uma cidade pequenina e encantadora, mas menos conhecida, ofuscada no brilho da sua esplendorosa vizinha!!
Terminámos o dia com um belo jantar num restaurante com uma vista fantástica para a Catedral e pensámos que, sem dúvida, voltaríamos a Colónia novamente,até porque segundo um famoso provérbio popular português...não há duas sem três!!

Praça em frente á Estação Central...primeira vista da Catedral para que chega de comboio!

O fantástico Museum Ludwig...para quem gosta de expressionistas,surrealistas e pop arte americana assim como muitas esculturas!!

O incrívelmente charmoso café do museu...tivemos direito a um recital de piano e violino enquanto tomávamos um chá e saboreávamos uma tarte deliciosa...

Principal rua comercial de Colónia...4 anos antes em 1 Setembro de 2004!

Francisco ainda mais pequeno que a mamã mas já muito viajado!

Colónia...um encanto!